Seminário Encantar a Política reúne Igreja pra tratar sobre a importância do tema na atualidade

(Fotos: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Durante o sábado (24), de 8h às 17h, as Pastorais Sociais da Arquidiocese de São Luís do Maranhão estão reunidas no Seminário Encantar a Política, encontro que busca proporcionar aos fieis a reflexão sobre a politica no cenário atual do País e sobre a importância do tema para os dias atuais. O encontro está acontecendo no salão da Paróquia São José e São Pantaleão, Centro, e tem a assessoria de Marta Bispo, secretária do Regional NE5, e de Delso de Jesus Cardoso Correia, da Centro de Estudos Bíblicos (CEBI).

O Seminário é baseado em Caderno de nome homônimo, que está sendo ministrado em todo o Brasil, e promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Inclusive com o apoio das emissoras de TV de inspiração católica. A TV Pai Eterno, desde o dia 12 de setembro até o dia 30, por exemplo, exibe um quadro chamado Encantar a Política, de segunda à sexta-feira, às 9h, no programa Santo Café. E assim como ela, usando todos os meios de comunicação disponíveis, a Igreja do Brasil inteiro tem unido forças e buscado instruir os fieis em como viver a boa política.

Esteve também presente no encontro pela manhã, dando uma palavra ao grupo, dom Gilberto Pastana, que exortou aos presentes que não deixassem que os assuntos de tamanha importância discutidos durante esse sábado findassem ali:

"Discutam o tema em casa, com os amigos, em suas comunidades. É preciso que esse assunto não fique apenas aqui, entre vocês!", ressaltou dom Gilberto.

Sessenta e sete pessoas (número de inscritos) devem passar pelo evento durante o dia. Na programação, pela manhã, houve uma reflexão sobre a conjuntura atual da Política no Brasil, e em grupos de reflexão, os participantes foram convidados a refletirem sobre como o cenário político impacta o a todos, e como à luz do Evangelho se pode dar resposta à urgência da ação cristã.

Ao final das reflexões, os grupos foram convidados a expor os resultados discutidos. Entre as partilhas, estava a da professora Francinete dos Santos, coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Sobriedade, que relatou a experiência de se ver em uma situação de aflição ao precisar socorrer uma aluna em sala de aula, que havia praticado automutilação. Francinete partilhou a angustia de não existir políticas públicas que possam ser oferecidas a jovens e famílias que passam por esse tipo de situação. E reforçou que é a partir da política, que se pode pensar em um apoio a esse tipo de situação.

"O mundo não poderá funcionar sem política. Pois, no nosso batismo, nos tornamos cristãos políticos. É necessário entender e vivenciar o Evangelho de Jesus. Entendermos o processo de transformação que somos convidados através da parábola do Bom Samaritano. Enquanto seres políticos, precisamos exigir políticas públicas para educação, segurança, saúde...Sermos atuantes em nosso cotidiano. Mas para isso, é necessário leitura dos documentos da Igreja", expôs Francinete em sua partilha.

(À direita, Francinete dos Santos e representantes dos grupos de partilha no Seminário Encantar a Política)

Na parte da tarde, a assessora Marta Bispo ministrará o tema que dá nome ao seminário, "Encantar a política".

Está à frente do encontro a coordenadora das Pastorais Sociais, Zenilda Bezerra.

Baixe o Caderno Encantar a Política aqui:

Saiba mais sobre o Caderno no site https://cnlb.org.br/encantarapolitica/

Veja mais fotos do encontro em nossas redes sociais.