top of page

Seminaristas da Arquidiocese participam de imersão promovida pela psicóloga Rogener Costa

(Seminaristas da Arquidiocese na Imersão Configure-se com a dra em Psicologia Rogener Almeida Sousa | Foto: Seminário Santo Antônio)

Seminaristas da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, participaram no último sábado (25), da Imersão Configure-se, sob a condução da psicóloga do Seminário Santo Antônio, Rogener Almeida Sousa. A Imersão aconteceu na Cantan, na Cidade Olímpica e teve a participação dos 18 seminaristas.



O que é a Imersão Configure-se?

Similar ao que acontece em um retiro espiritual, onde os participantes são conduzidos a participarem de um momento onde o recolhimento e o espaço para o silêncio e a reflexão são necessários para uma proposta de mudança, no sentido de melhoria interior, a Imersão Configure-se leva o participante a um processo de reflexão na busca do auto conhecimento.


Através da reflexão profunda, dinâmica e lúdica, os participantes são conduzidos a um encontro consigo, para a descoberta de instrumentos que pessoais que já possui e que irão possibilitar sua reinvenção - a autoconfiguração - de sua vida.


Desbloquear potenciais, redefinir objetivos de curto, médio e longo prazo;  reavaliar hábitos, tendências e pensar em como adotar um estilo de vida mais adequado para atingir os resultados pretendido, são propostas da Imersão Configure-se, ministrada pela psicóloga Rogener Almeida Sousa.



A Imersão foi oferecida sem setembro por Rogeber Sousa, que em sua página define como objetivo:


"Ampliar a manifestação das fortalezas, próprias de cada pessoa, mediante o exercício de duas grandes capacidades humanas: autodistanciamento e autotranscendência para aprimorar o uso dos recursos pessoais, taiscomo a autocompreensão, autorregulação, autopromoção, autodiferenciação, afetação e entrega que garantem o fortalecimento da autenticidade e o reposicionamento quanto ao projeto de vida, assumindo o compromisso e a responsabilidade  com pequenos e novos passos que proporcionarão grandes transformações pessoais".

 


Sobre o Metodo


A dinâmica da imersão inclui  a prática do "Método Configurar-se" que promove a ampliação da cosmovisão, o acolhimento pessoal, a aceitação da própria história, a revisão de cognições disfuncionais, a reestruturação de cognições funcionais, a descoberta das forças pessoais, a pratica da atenção plena e a redefinição do estilo de vida a partir de vivências criativas, lúdicas e do autocuidado como ferramenta de bem-estar físico e psíquico.  

 

O que o participante pode adquirir a partir da Imersão


•AUTOCONCEITO COMO SER TOTAL


• ELEVAÇÃO DA AUTOESTIMA


• AMPLIAÇÃO DA AUTOEFICÁCIA


•FORTALECIMENTO DA RESILIÊNCIA 


•EXPRESSÃO DO CARISMA PESSOAL


• COMUNICAÇÃO MAIS EMPÁTICA


•CLARIFICAÇÃO DOS VALORES QUE ORIENTAM AS ESCOLHAS


• CAPACIDADE DE RELAÇÕES MAIS AUTÊNTICAS E ASSERTIVAS


• FERRAMENTAS DE PREVENÇÃO AO ADOECIMENTO PSÍQUICO.

 

Quem é a dra Rogener Almeida Santos Costa


Psicóloga clinica, pedagoga, especialista em Leitura e Formação de Leitores, Rogener é doutora e pós doutora em Psicología Social pela Universidade John Fitzgerald Kennedy em Buenos Aires, Argentina.


É formada em Logoterapia e Análise Existencial pelo Instituto Geist do Maranhão, além de ser fundadora e diretora geral do Instituto Plenitude.


Exerce a profissão de psicoterapeuta no Centro de Psicologia e Psicanálise de São Luís do Maranhão (CEPPSI) e atua como facilitadora de cursos e oficinas.



bottom of page