Chegamos na quarta e última parte no relato sobre a história do Seminário Maior São José da Diocese de Caxias do Maranhão. Segue agora o "Quadro dos reitores" do seminário, que no próximo dia 9 de setembro, estará celebrando a Missa em Ação de Graças pelos 25 anos de sua fundação.
Padre Osório Barbosa Teixeira Neto
Foi o primeiro reitor do Seminário Maior São José, entre os anos de 1999 até o ano de 2002. Assumiu a reitoria da casa de formação no primeiro endereço localizado na Paróquia de São José e São Pantaleão, em 8 de setembro de 1999.
Foi também o reitor responsável por organizar e iniciar os trabalhos formativos com os seminaristas da diocese de Caxias do Maranhão.
Padre Dailton Carneiro de Souza
Foi o segundo reitor que assumiu o seminário quando ainda era localizado na paróquia São José e São Pantaleão, nos períodos do ano de 2002 até o ano de 2003, dando segmento à formação dos seminaristas.
Para Dailton também foi o responsável por preparar e realizar todo o processo de transição do seminário para o novo endereço, ou seja, saindo da paróquia São José e São Pantaleão para a rua Coelho Neto, nº 312, bairro Centro.
Padre Ezio Saviolo
Foi o terceiro reitor responsável por iniciar as novas atividades a serem executadas com o objetivo de fornecer um espaço apropriado para os formandos no novo prédio. Vale destacar que padre Ezio foi quem estruturou o novo prédio onde o seminário foi instalado.
Com a nova estruturação do seminário, o fluxo de seminaristas foi aumentando gradativamente, o que resultaria numa proporcionalidade maior, no que se refere a ampliação do espaço e suas dependências.
Padre José Ribamar de Cavalcante Lima
Foi quem fundou a missa mensal com os benfeitores e a realizar as festividades em honra ao padroeiro do seminário. Seu trabalho como reitor do seminário foi entre os anos de 2008 até o ano de 2015 e deu uma nova estruturação ao seminário.
Com ela, o fluxo de seminaristas foi aumentando gradativamente, o que resultaria numa proporcionalidade maior, no que se refere a ampliação do espaço e suas dependências.
Padre Raimundo Nonato dos Santos (Beto)
Ficou como reitor entre os períodos de 2016 a 2023, continuando as atividades que foram iniciadas pelo reitor anterior. Criou a festa do Gonzagão, como a vivência dos Seminaristas com os benfeitores e a valorização da cultura regional.
Padre Beto também possibilitou a reestruturação da capela e da biblioteca do seminário, possibilitando um ambiente mais adequado para os momentos de estudo e oração.
Padre Raimundo Nonato Rios Santos
Assumiu o seminário no ano de 2024 e na linha sucessiva é o sexto reitor do Seminário Maior de Caxias do Maranhão. Teve a iniciativa de criar a “missa votiva a São José”, que acontece sempre na data do dia dezenove de cada mês.
As Missas votivas têm o objetivo de proporcionar aos seminaristas e aos benfeitores o fortalecimento devocional em honra ao padroeiro, São José. Neste ano, sob sua gestão, o Seminário celebrará o Jubileu de Prata, que acontecerá dia 9 de setembro.
Comments