top of page

Seminário Maior São José - seguindo as pegadas da história - Parte 3

Texto: Rafael Santos


Seguindo o itinerário histórico do Seminário Maior José, a diocese de Caxias do Maranhão comprou um prédio localizado na Rua Coelho Neto, n° 312, no  Centro Histórico de São Luís. A princípio, em agosto de 2003, quatro formandos de teologia fizeram uma experiência no espaço que ainda estava em processo de estruturação para se tornar um ambiente formativo com condições de acolher todos os formandos.


O seminário da diocese de Caxias do Maranhão iniciou-se com o novo prédio no ano de 2004. Padre Ezío Saviolo que estava na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, da cidade de Caxias, recebeu a missão de se tornar o primeiro formador da nova casa de formação a pedido de dom Luís D’Andreia, bispo da época. A partir daí começa uma nova história a ser contada. Padre Ezio Saviolo foi o responsável de iniciar novas atividades a serem executadas com o objetivo de fornecer um espaço apropriado para os formandos.


Com a chegada de padre Ezio Saviolo como primeiro reitor, outros formadores também contribuíram, tais como padre José Ribamar Cavalcante Lima (2011-2015), padre Raimundo Nonato dos Santos, padre Beto (2016-2023), ajudaram na formação, e atualmente, padre Raimundo Nonato Rios Santos (2024).


Dom Vilsom Basso, SCJ, que foi bispo de Caxias do Maranhão nos anos de 2010 a 2017, teve a ideia de incentivar pessoas a serem benfeitoras do seminário em São Luís, e assim, oferecer contribuições para o melhor desenvolvimento formativo dos seminaristas. Como forma de retribuição e gratidão, Dom Vilsom estimulou a realização de uma missa mensal para os benfeitores e demais colaboradores do seminário.


Padre Raimundo Rios teve a iniciativa, juntamente, com o atual bispo, dom Sebastião Lima Duarte, de criar um projeto devocional da MISSA VOTIVA A SÃO JOSÉ, que agora acontece sempre na data do dia 19 de cada mês. Esta proposta tem a finalidade de proporcionar a vivência fraterna dos benfeitores com os seminaristas e incentivar o fortalecimento devocional dos que participam integralmente das atividades do seminário.


No dia 16 de março aconteceu a abertura do tempo jubilar pelos 25 anos do Seminário Maior São José, que deu início no mês de março e se estenderá até setembro deste ano, trazendo o seguinte tema: "Formando para Servir". A abertura aconteceu com o início do Tríduo em honra ao padroeiro, São José.


"Estamos abrindo esse tempo de jubileu com muita alegria e agradecimento a Deus por esta casa de formação de nossos futuros padres”, destacou o bispo diocesano, dom Sebastião. Com isso, os seminaristas, juntamente com o reitor do Seminário, padre Raimundo Rios e todas as paróquias e a Catedral da diocese de Caxias do Maranhão, irão vivenciar esse tempo jubilar com todos os fiéis, benfeitores, leigos e religiosos.





Comments


bottom of page