top of page

Seminário Maior São José - Seguindo as pegadas da história, Parte 2


Texto: Rafael dos Santos


Por ocasião do desmembramento do Seminário Interdiocesano, fundou-se o Seminário Maior São José da Diocese de Caxias, na Paróquia São Pantaleão. Sua abertura oficial aconteceu em 8 de setembro de 1999, na solenidade da Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria, marcada por uma celebração Eucarística presidida pelo então bispo diocesano Dom Luís D’Andreia e concelebrada pelo primeiro reitor, Padre Osório Barbosa.


A partir do desligamento com o Seminário Interdiocesano Santo Antônio, Dom Paulo Pontes, Arcebispo de São Luís do Maranhão, acordou com Dom Luis D’Andreia um novo local para o Seminário Maior da diocese de Caxias do Maranhão. O Seminário Maior funcionaria no antigo Seminário Propedêutico da arquidiocese, localizado na paróquia São José e São Pantaleão, na rua São Pantaleão do centro histórico de São Luís, com a condição de que a paróquia ficasse sob a responsabilidade diocesana de Caxias, tendo Padre Osório como pároco e reitor do seminário.


Padre Osório Barbosa, antes responsável pela paróquia de São José, na cidade de Timon, assumiu a reitoria da casa de formação para os seminaristas da diocese de Caxias em 8 de setembro de 1999, que se iniciou com uma turma de 8 formandos.


No ano de 2002, Padre Dailton Carneiro assumiu a reitoria como segundo reitor do seminário, ainda localizado na paróquia São José e São Pantaleão, permanecendo na posição até a instalação do seminário como casa de formação oficial na Rua Coelho Neto, nº 312, no centro histórico de São Luís.


Contaremos sobre essa mudança com mais detalhes em nossa próxima publicação nas redes sociais da Arquidiocese de São Luís do Maranhão e na página oficial do Seminário Maior de São José, da Diocese de Caxias do Maranhão. Acompanhe!



Siga-nos nas redes sociais


Seminário Maior São José @seminariosaojose_ma

Arquidiocese de São Luís do Maranhão @arquislz

Commentaires


bottom of page