Semana Nacional da Família inicia neste final de semana (13 e 14/08) na Arquidiocese


(Imagem: Divulgação Pastoral Familiar Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Inicia neste final de semana, 13 e 14, com encerramento no dia 21, a Semana Nacional da Família, promovida pela Pastoral Familiar, serviço orientado pela Comissão Episcopal Pastoral para Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em nível de Arquidiocese, algumas paróquias já iniciaram a programação, como foi o caso da Paróquia Santo Antônio de Pádua, que realizou o passeio ciclístico, II Pedalada da Família, no dia 07/08.


A abertura da programação oficial, porém, será dividida em dois momentos: por Foranias, com atividades sábado (13) e domingo (14), conforme programação informada pela Pastoral Familiar e disponibilizada aqui neste artigo. E no segundo momento, domingo (14), todas as paróquias realizarão missas em homenagem aos pais.


Durante a semana, as famílias são convidadas a vivenciarem os temas do subsídio Hora da Família, que terá uma programação diferente para cada dia da semana. E no dia 20 de agosto, acontecerá o IV Fórum Arquidiocesano das Famílias, com o tema “A família como caminho de santidade” e o lema: “Família, casa do amor e educadora para a santidade”, que reunirá todos os integrantes da Pastoral Familiar na Arquidiocese e pessoas interessadas em refletir sobre o tema. O evento acontecerá no Iema, Centro, antigo colégio Marista.


No subsídio A Hora da Família, à venda nas secretarias paroquiais, está disponível o roteiro para a oração em família, com um tema específico para cada dia. Desse modo, de 13 a 21 de agosto, todas as famílias são convidadas a vivenciarem estes momentos.


Vale destacar que de 26 a 28 de agosto, 10 casais da Pastoral Familiar da Arquidiocese, estarão no XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, em Florianópolis (SC).


PROGRAMAÇÃO ABERTURA DA SEMANA DA FAMÍLIA


1- Forania São Francisco e Santa Clara

Missa de abertura, dia 13/08, na Paróquia São Pedro Apóstolo, Raposa (MA), com participação de todas as paróquias da Forania.



2- Forania São Luís Rei de França

A abertura aconteceu no dia 07/08, com a II Pedalada das Famílias e durante a semana de 14 a 21 de agosto, seguirá com a programa prevista de reflexões nacionais da Hora da Família.


3- Forania Nossa Senhora de Nazaré

Missa de abertura da Semana da Família, na Paróquia Nossa senhora do Perpétuo Socorro, 13/08, às 17 horas.




Na paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro


Durante a semana: encontros nas residências, praças, condomínios e ruas, utilizando o subsídio Hora da Família.


Visita da Imagem da Sagrada Família nas 11 comunidades da Paróquia, com missa especial destacando a família.


Encontro preparado pela Pastoral Familiar e a Pastoral Catequética com a famílias dos catequizandos.


No dia 20, todos estarão convidados a participar do IV Fórum Arquidiocesano das Famílias.


4- Forania São Judas Tadeu

- Paróquia Nossa Senhora da Conceição, bairro Coroadinho: programação durante o mês de agosto e encerramento dia 28, com missa campal na praça ao lado da Fundação Bradesco.


- Paróquia Nossa Senhora da Glória que fará sua Semana de 07 a 14, iniciando com uma carreta percorrendo as comunidades


5- Forania São José de Ribamar

Procissão e missa de abertura, dia 13, com concentração, às 16h30, Escola Domingos Vieira Filho, Maiobão. Missa, 18h, Igreja Sagrada Família.




6- Forania São Cristovão

Carreata, dia 13, com concentração, às 17h, em frente à UEMA, destino à paróquia São João Calábria.




7- Forania São Benedito

Dia 14, às 17h, Concentração na Praça da Saudade, Morros (MA).