top of page

Seleção brasileira entra em campo com camisa inspirada no manto de Nossa Senhora Aparecida


(Uniforme azul da Seleção para a Copa do Mundo 2022 — Foto: Divulgação/Nike | Site Ge.Globo SP))

Vestidos com o manto de Maria! Podemos dizer que assim a seleção brasileira entrará em campo no jogo dessa sexta-feira (02), às 16h, no estádio Lusail Stadium. No último jogo dessa rodada o Brasil estreará o uniforme novo, trocando a camisa amarela pela azul, da cor do nome de Maria, literalmente.


O histórico do uniforme azul da seleção brasileira remonta a Copa do Mundo de 1958, na Suécia, quando usou pela primeira vez o uniforme, no dia do jogo final. Tendo os dois times a mesma cor (amarela) do uniforme, em sorteio, o time da casa (Suécia) ficou com a preferência em manter a cor.


A seleção brasileira possuía o uniforme branco, mas a cor trazia uma amarga recordação de derrota, devido a disputa com o time do Uruguai, onde o Brasil perdeu em casa, no Maracanã, no ano de 1950.


Assim, diante da possibilidade de usarem branco na Copa de 1958, o chefe da delegação, Paulo Machado de Carvalho, rezou e encontrou uma solução divina. Viu uma imagem de Nossa Senhora Aparecida na parede (Nossa Senhora havia sido proclamada padroeira do Brasil em 1930) e entendeu que o manto azul de Nossa Senhora, daria a vitória para o Brasil.


A seleção comprou em Estocolmo, lugar onde estava hospedada, o kit de 22 camisas, que foram bordadas com o escudo da CDB (hoje, CBF) e os números das camisas pelo massagista da seleção, Mário Américo, e o médico, Francisco Alves.


Assim foi o início de nossa história de vitórias, onde o Brasil venceu a Suécia por 5 x 2, trazendo para casa a Taça Jules Rimet, a primeira das cinco taças da Copa do Mundo que temos até agora.



(Zagallo, Djalma Santos, Pelé, Zito, Paulo Machado de Carvalho, Taça Jules Rimet — Foto: Agência Estado | Site Ge.Globo SP)


De acordo com o historiador Rodrigo Ojuara, que tem um trabalho de resgate sobre as camisas da seleção na História do nosso futebol, assim surgiu o termo "manto sagrado", ao se referir a camisa da seleção.


O modelo usado pela seleção brasileira nessa sexta-feira, terá ainda detalhes amarelo e verde nas mangas.


(Camisa azul da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar — Foto: Divulgação/Nike | Site Ge.Globo )


*Texto escrito com informações do site https://ge.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/copa-do-mundo/noticia/2022/12/02/inspiracao-na-padroeira-e-imprevisto-em-copa-como-surgiu-a-camisa-azul-da-selecao-brasileira.ghtml

Comentários


bottom of page