top of page

Segundo domingo do Mês Vocacional: Semana Nacional das Famílias inicia neste domingo (13)



Fonte: Site CNBB


Inicia neste domingo (13), Dia dos pais, a Semana Nacional da Família. a semana é oportunidade de refletir sobre a vocação à vida matrimonial e familiar. Neste ano, a data será marcada também pelo convite à oração pelos nascituros. A Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB motiva toda a Igreja no Brasil a rezar pela não aprovação da ADPF 442 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que pede a descriminalização do aborto no Brasil.


Família, fonte de vocações

A Semana Nacional da Família deste ano está em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil e propõe o tema “Família, fonte de vocações” e lema “Corações ardentes, pés a caminho”. Na abertura da semana, os bispos da Comissão irão celebrar missas em suas dioceses, com duas transmissões ao vivo.


O bispo de Campo Mourão (PR) e presidente da Comissão, dom Bruno Elizeu Versari, preside a celebração na catedral de Campo Mourão, no domingo, 13 de agosto, às 19h. A Eucaristia será transmitida no canal da Pastoral Familiar no Youtube.


Já dom Reginei Modolo (dom Zico), preside a missa às 11h de domingo, com transmissão pela TV Evangelizar. Dom Moacir Arantes presidirá a missa na catedral da diocese de Barreiras (BA), às 8h.


Na Arquidiocese de São Luís do Maranhão


Em nível arquidiocesano, a abertura da Semana da Família será feita por Forania. Quatro Foranias não informaram programação de abertura em nível forâneo. Em consulta à coordenação arquidiocesana da Pastoral Familiar, a coordenação informou ao nosso site que, nestas foranias, a abertura ser por paróquia. A programação pode ser consultada nas respectivas páginas de redes sociais e sites.


Abaixo segue programação do que aconteceu neste sábado:


1- Forania Anjo da Guarda

Local: Matriz da Igreja Nossa Senhora da Penha

Horário: 19h

Durante a semana a comunidade fará os encontro de A Hora da Família nas famílias da comunidade.


Encerramento

Dia: 20 de agosto

Horário: 7h


2- São Luís Rei de França

Local: Missa na igreja matriz da Paróquia São Maximiliano Kolbe, Vinhais

Horário: 19h30


Na matriz da Paróquia Santo Antônio de Pádua, Cohajap

III Pedal em família

Data: 12 de agosto


3- São José de Ribamar

Local: Paróauia Nossa Senhora Aparecida, Vila São Luís

16h30 - Caminhada da Forânea até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila São Luís.

17h - Santa Missa de abertura da Semana da Família, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila São Luís.


4- Nossa Senhora de Nazaré

Local: Paróquia Santa Paulina, Residencial Pinheiros

Data: 12 de Agosto

Horário: 16h


5- São Cristovão

Local: Paróquia São Raimundo Nonato

18h - Concentração geral na Praça do São Raimundo

18h30 - Caminhada Forânea até a Paróquia de São Raimundo Nonato

19h - Santa Missa de abertura da Semana da Família, na Paróquia São Raimundo Nonato, no bairro do São Raimundo.


6- São Benedito

Local: Morros com uma caminhada seguida de Celebração Eucarística.

Horário: 17 às 19h30.


Prece pela Vida

Em todo o Brasil, durante as celebrações que abrem a Semana Nacional da Família 2023, será reservado um momento de oração pelos nascituros, ameaçados por propostas de descriminalização do aborto no Brasil. A Comissão para a Vida e a Família da CNBB fez um convite a toda a Igreja para que faça uma prece durante as missas e que seja rezada também a Oração do Nascituro.



Em todo o Brasil, várias Igrejas particulares aderiram à iniciativa. Na arquidiocese de Londrina, o arcebispo, dom Geremias Steinmetz, gravou um vídeo em comunhão com a CNBB:



Oração do Nascituro


Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida. Bendito sejais, porque nos criaste por amor. Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno. Nós vos agradecemos pelos nossos pais e todas as pessoas que cuidam da vida desde o seu início, até o fim.


Em Vós somos, vivemos e existimos. Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem. Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde. Daí às pessoas e às famílias o pão de cada dia, a luz da fé e do amor fraterno.


Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus, que ofereceu sua vida em favor de todos.


Amém!


Sugestão de preces:


Está tramitando no STF – Supremo Tribunal Federal a ADPF 442 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) que tem como objetivo descriminalizar quem provoca ou consente com o aborto. Os deputados, representantes do povo, disseram não ao aborto, porém há uma força muito forte para que o STF paute este assunto para descriminalizar o aborto.


Rezemos por aqueles que têm a missão de promover e defender a vida, para que não se deixem intimidar pelo poder da morte e por ideologias de exploração dos mais vulneráveis. Rezemos ao senhor...




Commentaires


bottom of page