top of page

Santuário Nossa Senhora da Conceição encerra festa da padroeira com Missa Campal e procissão solene


(Traslado do andor de Nossa Senhora da Conceição na praça Maria Aragão | Fotos: Ruan Balzac)

Encerrou nesta sexta-feira (8), com Missa campal na praça Maria Aragão, às 17h, presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de Sâo Luís do Maranhão e seguida de grande procissão de retorno da imagem ao Santuário no Monte Castelo. Neste ano, a novidade foi a Missa de acolhida dos fiéis, no retorno da Imagem ao Santuário. A celebração foi notícia na Rede Vida Nacional e integra o período de festejos em honra a Nossa Senhora da Conceição cujo o patrocínio são dedicadas seis paróquias na Arquidiocese.


A celebração reuniu milhares de fieis e teve momentos de grande beleza, como o traslado da imagem até o palco da Praça Maria Aragão e o momento de coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição, ocorrido no final da Missa.


Concelebraram com dom Gilberto padre Elinauro Santos, SCJ, reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, além dos padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus que moram em São Luís.




Festejo da Imaculada Conceição - patrimônio imaterial da capital


Após a celebração, nos momentos de homenagem e agradecimentos, padre Elinauro Santos anunciou que o Festejo de Nossa Senhora da Imaculada Conceição promovida pelo Santuário do Monte Castelo, em São Luís, agora é patrimônio imaterial de São Luís. O feito foi uma proposição feita pela vereadora Concita Pinto, através do Projeto de Lei n.º 243/23.


O Festejo em honra a Imaculada Conceição do Santuário é um dos festejos mais tradicionais em São Luís, que teve início no ano de 1805, período da criação da paróquia, quando foi criada a paróquia em devoção à santa, na Rua Grande, hoje, Edifício Caiçara.


O anúncio foi feito com a presença do Prefeito, Eduardo Braide e de secretários do município que participaram da celebração.


A Festa em honra a Imaculada Conceição da paróquia e Santuário é uma das seis que ocorrem neste período, uma vez que este e o número de paróquias dedicadas a este título da Mãe de Deus, em São Luís.



bottom of page