top of page

Santa Sé divulga na manhã desta terça-feira (23), o Ano da Oração "para semear esperança na vida da Igreja e do povo de Deus"


(Arcebispo Rino Fisichella na coletiva de imprensa com alguns textos da coleção da LEV | Foto: Vatican News)

O pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, dom Rino Fisichella, em coletiva realizada na Sala de Imprensa da Santa Sé, na manhã desta terça-feira (23), apresentou o Ano de Oração, inaugurado no último domingo (21) pelo Papa Francisco, durante a oração do Angelus. A iniciativa foi organizada em preparação ao Jubileu de 2025 e haverá subsídios disponíveis às Igrejas locais para a sua celebração.


"Já na Carta de 11 de fevereiro de 2022, dirigida a mim para encarregar o Dicastério para o Jubileu", o Papa Francisco havia escrito: 'me alegra pensar que o ano anterior ao evento do Jubileu, 2024, pode ser dedicado a uma grande sinfonia de oração. Em primeiro lugar, para recuperar o desejo de estar na presença do Senhor, de ouvi-Lo e de adorá-Lo'. Um ano, escreveu o Papa, 'em que os corações se abram para receber a abundância da graça, fazendo do Pai Nosso, a oração que Jesus nos ensinou, o programa de vida de cada um de seus discípulos', explicou o pró-prefeito.


E ainda enfatizou que o ano de "2024 será, portanto, um ano de preparação para o Jubileu que está prestes a começar e um ano durante o qual o aspecto espiritual do evento do Jubileu, que vai muito além de qualquer forma necessária e urgente de organização estrutural, deverá ser mais claramente evidenciado". 


Para o Ano da Oração serão disponibilizados pelo Dicastério subsídios, criados a partir de 38 catequeses do Santo Padre o Papa, feitas de 6 de maio de 2020 a 16 de junho de 2022, onde o Pontífice parte das diversas perspectivas da oração.


Em cima desta proposta, a Livraria Editora do Vaticano (LEV) criou a coleção "Notas sobre a oração", com 8 pequenas publicações, que segundo o subsecretário do Dicastério para Evangelização, também presente na Coletiva de Imprensa, declarou "que aprofundam as várias dimensões do ato cristão de rezar, escritos por autores de renome internacional, e editados pelo Dicastério para a Evangelização".


Também será lançado uma "Escola de Oração", que serão momentos de encontro com comunidades e categorias de pessoas, feitas pelo Papa Francisco, similares ao que realizava nas sextas-feiras da Misericórdia. Momentos vividos durante o Ano Santo Extraordinário (2015/2016).


bottom of page