top of page

Saúde do Papa emérito Bento XVI declina e o Sumo Pontífice Francisco convoca toda a Igreja a rezar


(Créditos: AFP/Getty Images)

Nessa quarta-feira (28) católicos do mundo inteiro estão em vigília de oração pela saúde do Papa emérito Bento XVI, a pedido do Papa Francisco. No final da Audiência Geral, o Santo Padre pediu "oração especial" pela saúde do Papa emérito, que aos 95 anos, e com saúde fragilizada há alguns anos, teve uma piora em seu estado:


"Uma oração especial pelo Papa emérito Bento XVI, que no silêncio está sustentando a Igreja". "Recordemos, ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja até o fim".

Após o pedido, uma comoção tomou as redes sociais e a imprensa católica no mundo inteiro, com manifestações de solidariedade e orações em intenção ao pedido do Papa Francisco.


No Brasil, Dioceses, líderes católicos e diversas expressões eclesiais, têm se manifestado com santa preocupação, mas serena confiança de que, se chegada a hora do Papa emérito, ele terá guardado a fé com prontidão apostólica.


Atualização do quadro de saúde pela sala de imprensa do Vaticano


Respondendo às perguntas dos jornalistas nesta quinta-feira, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, disse o seguinte:


“O Papa emérito conseguiu descansar bem ontem à noite, ele está absolutamente lúcido e alerta e hoje, embora seu estado continue grave, a situação no momento é estável. O Papa Francisco renova seu convite a rezar por ele e a acompanhá-lo nestas horas difíceis”.



O Papa emérito Bento XVI e a Arquidiocese de São Luís do Maranhão


No dia 03 de agosto de 2005, o Papa emérito Bento XVI, na época, Vigário de Cristo, nomeou o então padre Gilberto Pastana, como bispo da Diocese de Imperatriz substituindo dom Affonso Felippe Gregory, que havia apresentado renúncia por motivo de idade.


Em sequência a essa missão assumida em Imperatriz (MA), no ano de 2005, e graças a ela, dom Gilberto Pastana assume hoje a função de arcebispo de São Luís do Maranhão, nomeado no ano de 2021 pelo Papa Francisco.

Comments


bottom of page