A capital maranhense e a Arquidiocese de São Luís do Maranhão possuem como padroeiro São Luís IX, Rei da França. Fato, inclusive, lembrado pelo bispo emérito da Arquidiocese, dom José Belisário, OFM, que registrou esse dado oficial no prefácio do livro "São Luís, rei de França", de autoria do saudoso padre João Dias Rezende Filho:
"Embora poucas pessoas disso se inteirem, São Luis Rei de França é o padroeiro da Arquidiocese de São luís do Maranhão. Por esse fato, no seu dia - 25 de agosto - o Diretório Litúrgico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil prescreve: 'Na Arquidiocese de São luís do Maranhão, festa; na cidade de São Luís, padroeiro municipal, solenidade'".
À devoção pouco conhecida, soma-se o fato de existir na Catedral Metropolitana uma padroeira, Nossa Senhora da Vitória e a realidade de que não há, na Arquidiocese, uma paróquia dedicada a São Luís. Contudo, registre-se para fins de curiosidade e devoção, que existem cinco comunidades paroquiais que possuem o padroeiro da Arquidiocese como intercessor. Essas capelas pertencem às seguintes paróquias: São Paulo Apósto, do bairro Renascença, Sant'ana, do Angelim, Nossa Senhora de Fátima, na Vila Luizão, Santo Antônio, no município de Presidente Juscelino, região continental da Arquidiocese e Nossa Senhora da Conceição do Coroadinho, no Coroadinho.
Durante esses dias, vamos rezar juntos e disponibilizar aqui a novena recitada em honra a São Luís, rei de França. Nela, abordaremos quatro pontos: um testemunho da vida do santo rei, um questionamento interno, um pedido de graça ao senhor e um desafio.
Novena em honra a São Luís, Rei de França
Dia 1 - Um rei que vivia como um monge
Dia 2 - O olhar de São Luís sobre o pecado
Dia 3 - Penitência na vida de São Luís
Dia 4 - São Luís, uma vida de caridade
Dia 5 - São Luís e as relíquias do Senhor
Dia 6 - O dom da humildade do santo rei
Dia 7 - Um pai santo com seus filhos
Dia 8 - O local de oração na vida de São Luís
Dia 9 - A morte e milagres de São Luís
Oração para todos os dias
Deus nosso pai, agradecemos as maravilhas que você realizou em São Luís, a quem pedimos para interceder por nós, pela França e pelos políticos do Brasil. São Luís, você que considerou seu batismo como o maior presente recebido, revive em nós o desejo de viver como filhos de Deus. Você que meditava todos os dias na Palavra de Deus, ajuda-nos a aprender os ensinamentos da Paixão de Jesus e a oferecer nossa vida por amor.
Você que entendeu em sua juventude o horror do pecado, ajuda os jovens a crescer em retidão e lealdade. Você que era um marido e pai muito amoroso ajuda nossas famílias a serem fechadas com unidade para o nosso mundo. Você que serve aos pobres, que buscavam justiça e paz, abre nossos corações aos pequenos e ajuda nossos líderes. Senhor, seguindo o exemplo e a intercessão de São Luís, conceda-nos a tomar cada uma de nossas decisões na terra como peregrino, tendo em mente a vida do céu. Amém.
Dia 5 – São Luís e as relíquias do Senhor
Testemunho do Geoffroy Dominicano de Beaulieu, confessor do rei: "Porque imensa manifestação de fé, porque trabalho e que despesas enormes, mas também por quais perigos correm por seus enviados, ele optou pelo imperador de Constantinopla, a coroa de espinhos do Salvador, uma parte muito grande da Santa Cruz e muitas outras relíquias.
E com que piedade todo o clero e toda a população de Paris vieram receber essas preciosas relíquias, o próprio rei, descalço, ajudando a carregar esse tesouro sagrado em seus próprios ombros: o testemunho do livreto (libellus), que foi então composto com muito cuidado, e que lê de manhã durante as solenidades e dois festivais instituídos pelo piedoso rei para comemorar os dias de aniversário de sua chegada a Paris. E então, que maravilhosa, que capela esplêndida e nobre ele construiu em Paris e que relicário admirável e grandioso ele havia feito de ouro e prata e decorado com pedras preciosas, conter com honra as relíquias sagradas. Pode atestar aqueles que viram em Paris.
Na referida capela, ele instituiu cânones e capelães com grandes rendas, pois se adequava à dignidade real, e para que o serviço divino fosse prestado a Nosso Senhor, em perpetuidade.
Todas essas coisas imortalizam o zelo que o rei foi inflamado pela fé cristã."
Questionamento interno
Percebo como o Senhor sofreu por mim? Como eu o devolvo graças à vida cotidiana?
Pedido de perdão
Senhor, hoje peço-lhe, através da intercessão de São Luís, que me faça perceber o sofrimento que você queria sofrer por amor por mim, me dê a graça de te amar de todo o coração, de toda a minha alma.
Desafio do dia
Hoje, com a ajuda do Espírito Santo, decido dedicar alguns minutos da minha oração ao Senhor para meditar em sua paixão.
Comments