top of page

Reunião do Geral Corpus Christi 2023: Equipes de Serviço realizam 1ª reunião com os voluntários


(Equipes de Serviço e Grupos de Trabalho de Corpus Christi 2023 | Foto: Ribamar Carvalho)

Nesta quinta-feira (4), na Igreja Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, bairro Cohafuma, aconteceu a primeira reunião geral com os voluntários inseridos nas sete equipes de serviço (Celebração, Animação, Comunicação, Serviço, Finanças e Secretaria) e os 60 grupos de trabalho do projeto Corpus Christi 2023. O objetivo da reunião foi orientar os voluntários sobre a organização deste ano, situando sobre as mudanças e as novidades.


Com o tema "Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mt 14,16), inspirado na Campanha da Fraternidade deste ano, a celebração pretende reunir14 mil fiéis, que serão convidados a levar 1kg de alimento não perecível. A arrecadação feita será destinada a oito paróquias situadas em região de vulnerabilidade social: Paróquia São José dos Migrantes (Vila Itamar), Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Matinha, Maracanã), Paróquia São Raimundo Nonato (São Raimundo), Paróquia Santa Clara de Assis (Santa Clara), Paróquia Santíssima Trindade (Cidade Olímpica), Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Vila São Luís), Paróquia São João Paulo II (Residencial Nova Terra) e Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Vila Luizão).


Durante a reunião, os coordenadores expuseram o que já foi realizado por suas respectivas equipes para a Solenidade, as atividades que estão em andamento e o que está projetado para acontecer até o dia 8 de junho.



Corpus Christi - uma Solenidade com proporções de grandes eventos religiosos


Na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, a Solenidade de Corpus Christi possui uma singularidade para além dos tapetes ornamentais, que geralmente ocupam as manchetes dos jornais em todo o País durante o período desta festa litúrgica.


Em São Luís, a centralidade da festa está na Celebração, que liturgicamente se divide em três grandes pontos: Missa, Procissão Solene e Benção com o Santíssimo Sacramento.


No ano de 2022, com a chegada do novo arcebispo, a forma como a festa é celebrada na Arquidiocese foi reconfigurada, ganhando um caráter de projeto missionário. Neste projeto, dom Gilberto passou a convocar os católicos dos 15 municípios que formam a Arquidiocese de São Luís do Maranhão para um período de preparação, que dura cerca de 40 dias. Neste intervalo, existe a realização de um Tríduo Eucarístico, onde é incentivado uma catequese sobre a Eucaristia e onde há uma motivação entre as famílias (Igreja doméstica), nas comunidades eclesiais missionárias (capelas) e na matriz de cada paróquia.


A ideia é que, uma vez sendo motivada a oração comunitária e a oração na Igreja doméstica, uma vez alimentados pelo Pão do Céu, repartam suas vidas com os mais necessitados, os que passam fome material ou espiritual.


Novidades desta edição da Solenidade de Corpus Christi


Neste ano, o roteiro da missa sofreu alteração e as tradicionais paradas na Igreja São João e Igreja do Carmo, serão realizadas. A Procissão Solene deverá sair do Estádio Municipal Nhozinho Santos, seguindo pela Camboa, Beira Mar e Rua do Egito, encerrando na Igreja do Carmo, Praça João Lisboa, onde ocorrerá a Benção com o Santíssimo Sacramento.


Com as mudanças, a retirada das paradas nas Igrejas e o novo percurso da Procissão Solene, a coordenação do Projeto Corpus Christi espera que os fiéis possam ter uma melhor participação na Solenidade e uma maior segurança, uma vez que haverá mais espaço nas vias escolhidas.


O motivo da mudança de rota, também, deve-se a interdição da rampa do Palácio, que se encontra em reforma e não deverá ser liberada até o dia 8 de junho, data da Solenidade.


Próximos passos


Após a reunião geral, as equipes e todos os voluntários envolvidos devem se encontrar novamente no dia 23 de maio, para um momento de espiritualidade conduzida por dom Gilberto Pastana.

O arcebispo terminou a reunião geral com uma consagração a Nossa Senhora e um pedido: "Após o dia 7 de junho, quando vocês cumprimentarem alguém, não se esqueçam de dizer 'Feliz Corpus Christi'".






Comentarios


bottom of page