top of page

Reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral - a mais importante do ano - acontece sábado (11)


Acontece neste sábado (11), das 8 às 17h, no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), a 2ª Reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, a mais importante na gestão pastoral da Arquidiocese, por concluir uma fase de alinhamento do Plano Pastoral Arquidiocesano (PPA), que será apresentado oficialmente para o Conselho neste sábado.


Participam do Conselho o arcebispo, a equipe de coordenação da Ação Evangelizadora Missionária, párocos, vigários e administradores paroquiais, vigários forâneos, coordenadores do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP), um representante de cada Forania, dois religiosos da Conferência de Religiosos do Brasil (CRB) na Arquidiocese e cinco diáconos permanentes.


Embora participem da 2ª Reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral apenas os representantes citados, é importante a oração de toda a Igreja local, uma vez que os encaminhamentos decididos durante a reunião deverão ser aplicados em todas as Paróquias e expressões eclesiais da Arquidiocese.


Entenda o que é o Conselho Arquidiocesano de Pastoral


Criado por ocasião da 32ª Assembleia Arquisiocesana de Pastoral, realizada em novembro de 2022, o Conselho Arquidiocesano de Pastoral é uma ferramenta de missão e gestão, organismo consultivo, que tem por finalidade coordenar e ajudar a dinamizar a ação evangelizadora e missionária na Arquidiocese.


(Equipe de Pastoral: diácono Castro, padre Flávio Colins, Eugênia Colins, padre Jadson Borba, dom Gilberto Pastana, Vera Brito e irmã Rosa Kipper | Silvia Jorge, foranea Pascom São Luís Rei de França da Arquidiocese)

Esse trabalho era exercido por uma Equipe de Pastoral, que era coordenada pelo arcebispo, dom Gilberto Pastana, e composta pelo padre Jadson Borba, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária, ainda pelo padre Flávio Colins, Reitor do Santuário Nossa Senhora de Nazaré, pelo diácono permanente José de Ribamar Castro, irmã Rosa Kipper, e pelas leigas Eugênia Colins e Vera Brito.


Com a instituição do Conselho, as decisões em nível pastorais, bem como planejamento, monitoramente e execução, passam a ser realizadas pelo Conselho Arquidiocesano de Pastoral.


Esta será a 2ª reunião do Conselho Arqruidiocesano de Pastoral. A 1ª reunião aconteceu no dia 18 de março de 2023 e foi marcada pela apresentação dos Pilares da Ação Evangelizadora: Pão, Palavra, Caridade e Missão. Já nesta 2ª reunião, a apresentaçao do Plano Pastoral é o elemento Central.


Plano Pastoral da Arquidiocese de São Luís do Maranhão


O Plano Pastoral foi construído a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora Missionário do Brasil, que possuía vigência de 2019-2023. Contudo, com a pandemia, a execução das diretrizes foram afetadas, fazendo com que, na 59ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada em 2022, os bispos decidissem manter as mesmas diretrizes e somar a Síntese da Fase Diocesana do Sínodo 2021-2023, à escuta das Assembleias (Arqui) diocesanas.


Sua organização é construída com base nos Pilares, também apontados na DGAE 2029-2023, Pilares do Pao, Palavra, Caridade e Missão.


No caso do Plano Pastoral da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, também é levado em consideração o Plano Pastoral do Regional Nordeste 5, cuja a Arquidiocese faz parte.


Assim, nesta segunda reunião, o Plano Pastoral Arquidiocesano deve ser apresentados, de modo as lideranças de toda a Igreja local, representadas no Conselho, possam assumir de modo coparticipativo o projeto de ação para a Igreja de São Luís do Maranhão.


Entenda os Pilares Pão, Palavra, Caridade e Missão


Advindos dos documentos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, que introduziu um leque de nomeclaturas que traduzem um novo período da Igreja, os Pilares são peças importantes para a ação e organização eclesial.


De modo sintético, entenda o que significa cada um desses Pilares:



Palavra: Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica da vida e da pastoral. Inspiração bíblica: “Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos” (At 2,42).



Caridade: Serviço à vida plena. Inspiração bíblica: “A caridade jamais acabará” (1 Cor 13,8).



Pão: Liturgia e espiritualidade. Inspiração bíblia: “Eram perseverantes na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações” (At 2,42).




Missão: Igreja em estado permanente de missão. Inspiração bíblica: “Passando adiante, anunciava o Evangelho a todas as cidades” (At 8,40).



--------------------------------------------------------------------------

2ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

Dia 11 de novembro, 8 às 17h

IESMA, Rua do Rancho, Centro.


Programação

8h - Credenciamento e acolhida

8h30 - Oração

9h – Fala de Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão

9h05 - Apresentação da Pauta e orientações práticas

9h10 - Apresentação do Plano Arquidiocesano de Pastoral

9h25 - Apresentação do Plano Regional Conselho Arquidiocesano de Pastoral

9h40 - Agenda 2024

10h - Lanche

10h30 - Atividades e encaminhamentos realizados pelos Pilares

10h30 - Pilar do Pão

11h - Pilar Palavra

11h30 - Pilar da Caridade

12h - Almoço

13h30 - Partilha Missionária

14h - Trabalho em Grupo por forania

15h - Plenária

16h - Primeiras impressões do Sínodo

16h50 - Romaria Digital

16h55 - Oração e envio


bottom of page