top of page

Reunião com Equipe de Serviço da Assembleia Arquidiocesana Pastoral marca reta final de preparativos


(Foto: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

A uma semana da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral (AAP), a Equipe de Serviço que estará trabalhando nos dias 18, 19 e 20 de novembro, na Casa de Retiro Oásis, Anil, reuniu na noite dessa quinta-feira (10) com dom Gilberto Pastana e o coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária, padre Jadson Borba. O objetivo foi alinharem as ações em conjunto e acertar os últimos detalhes para a realização da AAP, momento mais importante do ano para uma (Arqui) Diocese.


A reunião foi dividida entre momento de oração, explicação da dinãmica da assembleia 2022, e apresentação das equipes e de seus respectivos trabalhos já feitos, assim como as ações que deverão ser encaminhados nos próximos dias (momentos finais, antes da Assembleia).


(Dom Gilberto Pastana | Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Dom Gilberto Pastana, coordenará a AAP pela primeira vez desde que tomou posse como Arcebispo. Durante a reunião, apresentou aspectos relacionados a postura por parte dos que irão servir, e em seguida, na apresentação dos trabalhos das equipes, orientou sobre ações importantes para trabalhos de cada um.


"É preciso que as pessoas que trabalharem para a realização da Assembleia, transmitam no semblante que são pessoas amadas por Deus", ressaltou dom Gilberto ao orientar as equipes sobre os possíveis contratempos que acontecem em um evento, mas, ao trabalhar com os irmãos, exige de quem irá servir uma especial paciência e docilidade.


Nesse ano, a Assembleia é marcada pelo retorno das participações mais amplas (em 2020, não houve AAP e no ano de 2021, o número foi reduzido, devido a pandemia), o primeiro momento juntos com toda a Arquidiocese, após o arrefecimento da COVID-19.


(Parte da Equipe de Serviço da AAP | Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)


A Equipe de Serviço lotada para os dias do encontro tem uma média de 50 pessoas, para uma AAP com expectativa de receber cerca de 150 participantes. Entre os serviços estão equipe de liturgia, comunicação, secretaria, finanças, animação cultural, relatoria e síntese, cozinha e outros.


(Padre Jadson Borba | Foto: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Padre Jadson Borba ressaltou em sua fala a metodologia diferente da Assembleia, com atenção especial para a síntese dos trabalhos em grupo e para as relatorias. Essas equipes serão responsáveis por ouvirem os grupos, coletarem a essência do que foi discutido e fazerem a síntese. Aos moldes do que aconteceu na fase Diocesana do Sínodo.


Após a Assembleia, além do Plano de Pastoral, que deve orientar os trabalhos da Arquidiocese para o ano de 2023, será produzida uma Carta ao Povo de Deus, como motivação para que as comunidades eclesiais vivam com comprometimento e alegria evangélica a missão de executarem o plano nas paróquias.


As inscrições ainda estão abertas e os delegados (pessoas que representarão as paróquias ou expressões eclesiais) devem ser indicados pelos seus respectivos párocos, ou pelo coordenador da expressão eclesial que participa.


Os fiéis poderão acompanhar a missa de abertura e encerramento da AAP, além dos momentos de oração, que devem ser transmitidos pelos meios de comunicação da Arquidiocese.


Veja mais fotos da reunião em nosso Facebook.





Commentaires


bottom of page