top of page

Retiro dos presbíteros da Arquidiocese acontece de 26 a 29 de fevereiro na Casa de Retiro Oásis


(Presbíteros da Arquidiocese de São Luís do Maranhão na abertura da Campanha da Fraternidade 2024 | Foto: Roubert Pimenta, Comunidade Shalom)

De 26 a 29 de fevereiro, na Casa de Retiro Oásis, bairro Aurora, acontece o Retiro anual dos presbíteros da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, que tem como pregador dom Cícero Alves de França, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. As Dioceses de Imperatriz e Carolina, localizadas no Sul do Maranhão, também realizam seus retiros neste mesmo período e têm como pregador dom José Belisário, OFM, bispo emérito da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.


(Dom Cícero Alves França, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, pregador do Retiro dos Presbíteros na Arquidiocese de São Luís do Maranhão | Foto: Site Jornal O Sao Paulo))


Em todo o Brasil, os primeiros meses do ano costumam ser o período em que acontecem os retiros anuáis dos padres. De prescrição canônica (previsto pelo Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º), esse é um momento em que os presbíteros podem se dedicar ao crescimento espiritual e ao fortalecimento dos laços de fraternidade entre si e com o pastor.

"Para que o ministério do presbítero seja coerente e testemunhal, ele deve amar e realizar sua tarefa pastoral em comunhão com o bispo e com os demais presbíteros da diocese (Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja do Brasil, Documento 93 da CNBB)

Além dos padres, participa do retiro o arcebispo, dom Gilberto Pastana, reforçando o caráter de comunhão e revitalização dos laços fraternos que o retiro dos presbíteros tem.








Commentaires


bottom of page