top of page

Regional Nordeste 5 realiza 21ª Assembleia de Pastoral em Zé Doca


De 30 de junho a 02 de julho, no Centro de Formação Diocesano, em Zé Doca, acontece a 21ª Assembleia Regional de Pastoral do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que traz como o tema “Alarga tua tenda”, e tem como objetivo de avaliar, planejar e promover a Pastoral Orgânica no Regional Nordeste 5, nas 12 Dioceses que formam a Igreja Católica no Maranhão.


Participam da Assembleia os bispos de cada uma das Dioceses do Regional, os coordenadores regionais de pastoral, dos presbíteros, das comissões, expressões missionárias, organismos e movimentos.


A Arquidiocese de São Luís do Maranhão participa da Assembleia com uma comitiva de representantes formada por oito pessoas, entre elas, membros do Conselho de Pastoral, o coordenador da Ação Evangelizadora Missionária (coordenador de pastoral), padre Jadson Borba, além do Presidente do Regional, dom Gilberto Pastana, Arcebispo, que realiza a primeira Assembleia Pastoral após eleito.


A Assembleia e o Plano Pastoral do Regional


Conforme decisão tomada durante a 60ª Assembleia Geral dos Bipos do Brasil, o atual Pano Pastoral vigente (2019-2023) será prorrogado para o biênio 2024-2025. Pesou nesta decisão, a pandemia da COVID-19, que dificultou a execução do Plano vigente, mas somado a isto, o processo da escuta sinodal (2021-2023), que permitiu que os 19 regionais pudessem realizar um panorama da Igreja durante este período. Com isto, é pertinente se prolongar o Plano, uma vez o contexto conduz para condições melhores de execução.



Comentarios


bottom of page