No dia 17 de fevereiro, durante a Missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2024, no Ginásio Georgiana Pflueger, Castelinho, padre Everaldo Araújo, pároco da paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Centro Histórico de São Luís e vigário forâneo da Forania Nossa Senhora da Vitória, foi anunciado como o novo Vigário Geral da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.
Padre Everaldo sucede padre Antõnio José Soares, pároco da paróquia São Paulo Apóstolo, Renasença, que há três anos acompanhava o arcebispado de dom Gilberto Pastana.
Uma vez que ainda não existe um bispo auxilar na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, a figura do Vigário Geral merece especial atenção, uma vez que o presbítero que assume esta função, precisa auxiliar o arcebispo.
O que faz um Vigário Geral
O Vigário Geral ajuda o governo do arcebispo, em toda a Arquidiocese, ficando, portanto, dotado de poder ordinário, vicário, conforme lhe confere o Direito Canônico (nº 475 - 481):
"Cân. 475 — § 1. Em cada diocese deve ser constituído pelo Bispo diocesano um Vigário Geral, que munido de poder ordinário, nos termos dos cânones seguintes, auxilie o mesmo no governo de toda a diocese.
O Vigário Geral atende, por exemplo, na ausência do bispo, quando este não possui um bispo auxiliar, ou ainda na presença do bispo, quando necessário, na organização da Igreja Local, na execução do Plano Pastoral, junto com o Coordenador Arquiocesano de Pastoral - Ação Evangelizadora Missionária - e ainda, representando o arcebispo em lugares e compromisso onde ele é solicitado.
No caso da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, que não possui um bispo auxiliar, a figura do Vigário Geral ganha uma relevância paticular. Desde que foi nomeado, por exemplo, padre Everaldo já foi introduzido à equipe de coordenação geral da Solenidade de Corpus Christi 2024 (na reunião do dia 21 de fevreiro) represenará o arcebispo na sessão solene na Câmara de Vereadores, sobre Campanha da Fraternidade 2024, no próximo dia 5 de março.
Agradecimentos e o Anúncio
Antes do anúncio do nome do padre Everaldo Araújo como Vigário Geral, dom Gilberto Pastana prestou agradecimentos ao padre Antônio José Soares, que devido compromissos eclesiais, não pode estar presente ano ato da leitura da provisão.
"Hoje, eu quero manifestar o meu agradecimento ao padre Antônio José (Soares)...Muito obrigado pela sua dedicação, muito obrigado pela sua disposição e muito obrigado por esse tempo (quase três anos) convivendo comigo. de serviço e de função sinodal, comunitária, em nossa Arquidiocese. Portanto agradeço essa disposição e esse serviço", reforçou o arcebispo, dom Gilberto Pastana.
Após o agradecimento, foi lida a provisão, nº 73/2024, pelo padre Raimundo Meireles, Chanceler da Arquidiocese:
"Atendendo à necessidade de nomear um Vigário Geral para a Arquidiocese de São Luís do Maranhão e tendo em vista as qualidades que concorem na pessoa do Reverendíssimo padre Everaldo Santos Araújo...havemos por bem nomeá-lo como de fato nomeamos, por esta nossa provisão, Vigário Geral da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, em conformidade com os cânones 475".
O momento do anúncio está registrado no vídeo de transmissao da Missa e disponível no canal do YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, a partir da minutagem 2:06:51.
Padre Everaldo Araújo, Vigário Geral da Arquidiocese de São Luís do Maranhão
Padre Everaldo Santos Araújo, 48 anos, nasceu em Dom Pedro, MA, no dia 3 de setembro de 1976. É filho de Almir Vieira Araújo e Regina Maria Santos Araújo. Foi batizado na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, em Dom Pedro, no dia 19 de setembro de 1976 e recebeu o sacramento da Eucaristia no dia 8 de janeiro de 1989, na Capela São José, Vila Sarney Filho, já em São Luís, Capital.
Recebeu o sacramento da Crisma, no dia 27 de dezembro de 1992, na Igreja Matriz da Paróquia Sagrada Família, em Paço do Lumiar. Entrou no Seminário Interdiocesano Santo Antônio, em 1995, quando inicou o curso de Filosofia. Pelo CETEMA e Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), hoje Faculdade Católica do Maranhão.
Concluiu o curso de Filosofia em 1997 e em 1998, ingressou no curso de Teologia. No dia 17 de dezembro de 2000, foi ordenado diácono transitório, em cerimonia no Ginásio dos Maristas, em São Luís , mesmo lugar em que recebeu o sacramento da Ordem, no dia 2 de dezembro de 2001.
Sua trajetória pastoral:
2001
Diácono transitório
No dia 28 de fevereiro 2001, foi apresentado como diácono à Paróquia São José dos Migrantes, Vila Itama, tendo como pároco padre Baldez. Lugar onde foi designado como vigário paroquial após a ordenação.
2001
Vigário paroquial
Paróquia São José dos Migrantes, Vila Itamar.
Período: 28 de fevereiro de 2001 a 06 de fevereiro de 2004
2004
Administrador paroquial
Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Morros do Munim - Morros
Período: 7 de fevereiro de 2004 a 9 de janeiro de 201O.
2010
Pároco
Paróquia Santa Terezinha, Filipinho, São Luís, MA.
Período: 10 de janeiro de 2010 a 10 de março de 2017
2017
Pároco
Paróquia Nossa senhora dos Remédios, Centro, São Luís
Período: 11 de março de 2017, até a presente data
2020
Assume como Vigário Forâneo da Forania Nossa Senhora a Vitória
2024
Vigário Geral
Arquidiocese de São luís do Maranhão
Data: 17 de fevereiro de 2024
Comments