Quarta-Feira de Cinzas: em missa na Sé, dom Gilberto Pastana exorta católicos à mudança de vida!

(Dom Gilberto Pastana, em rito de imposição das cinzas sobre fieis na Catedral | Fotos: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Com a missa de Quarta-Feira de Cinzas, celebrada hoje (22), católicos de todas as paróquias da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, unem-se aos cristãos do mundo inteiro que iniciam o tempo litúrgico da Quaresma, período de preparação para a Páscoa.

Na Catedral Nossa Senhora da Vitória, a missa foi presidida pelo arcebispo, dom Gilberto Pastana, concelebrada pelo padre Roney Carvalho, cura da Catedral, e auxiliada pelo diácono permanente, Silvio Carlos Tavares.

Cerca de 450 pessoas participaram da Missa, e receberam a imposição das cinzas. A celebração foi transmitida pelos canais do YouTube da Catedral e da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, e participaram da Assembleia de fieis, o Governador, Carlos Brandão, com a primeira dama, Larissa Brandão, o vice-Governador, Felipe Camarão e sua esposa, Thayna Soares.

(Foto: Gilson Teixeira)

Em sua homilia, dom Gilberto falou sobre a importância da Quaresma, como período favorável de conversão, e motivou os presentes a buscarem essa graça divina. Ressaltou ainda a importância das práticas espirituais deste período, a oração, o jejum e a esmola, e recordou o tema da Campanha da Fraternidade, que neste ano lança o olhar para a realidade daqueles que vivem a situação de não terem o que comer.

"Quem reza alimenta uma consciência pura, honesta. Quem não reza, faz o que quer. Alimenta uma consciência corrompida...Jejum nos leva a nos penitenciarmos...Jejuar é muito mais amplo do que simplesmente o alimento...Esmola...não apenas dar a quem precisa, mas conhecer. Como avançar em nossos gestos de solidariedade e de partilha? Como ser mais fraterno? Como olhar para o outro como irmãos? A esmola é um gesto caritativo, mas não basta só isso, é preciso resgatar sua dignidade", pontuou dom Gilberto.

O arcebispo convidou os fieis a participarem da abertura da Campanha da Fraternidade, que acontecerá em momentos distintos na área insular da Arquidiocese, dia 25 de fevereiro, ás 17h, no Multicenter SEBRAE, e na área continental, dia 26 de fevereiro, na cidade de Cachoeira Grande. Na abertura da área insular, no Multicenter SEBRAE, serão arrecadados e doados para três paróquias que ficam em regiões de vulnerabilidade social em São Luís: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, bairro Coroadinho, Paróquia Divino Espírito Santo, bairro Liberdade, e Paróquia Espírito Santo do Alto Timbira, no Parque Timbira.

Por fim, motivou os fieis a rezarem e a se comprometerem com sua conversão durante o período da Quaresma. Como auxílio, dom Gilberto está promovendo o Retiro Popular onde, diariamente, nas suas redes sociais, e nas redes sociais da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, disponibiliza meditações do Evangelho, sugestões de práticas espirituais, e sugestão de gestos concretos para serem realizados no dia.

(Foto: Gilson Teixeira)

Quaresma na Catedral

No final da celebração, padre Roney Carvalho, cura da Catedral, comunicou como será vivido o período da Quaresma na Catedral:

Confissões: Terça-feira aos sábados, 15h às 17h.

Via Sacra e Adoração ao Santíssimo Sacramento: Toda sexta-feira Via Sacra, às 16h, no final, Adoração ao Santíssimo, que será exposto por 30 minutos, e em seguida, Santa Missa, às 17h30.

Padre Roney comunicou a retomada das procissões quaresmais que, em breve, terá os dias e horários divulgados para a comunidade.

Veja celebração completa com homilia de dom Gilberto aqui

Veja mais fotos da noite nas redes sociais da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.