• Secom

Quaresma: período de revisão da vida e caminhada ao encontro de Jesus Cristo

Atualizado: Fev 28

Padre Carlinhos Paris, scj – Reitor do Santuário da Conceição





A Quaresma lembra os quarenta dias de tentação de Cristo, quarenta dias de preparação para a Páscoa do Senhor. Esse período visa a rever a nossa vida e a caminhada à luz da vida de Jesus Cristo, Aquele que no Natal nasceu com a intenção de nos levar ao encontro do Pai, recuperar a criação, que nós perdemos por causa do pecado original.


Jesus assume a nossa humanidade para se tornar luz para nós, nos levando ao encontro da salvação. É um momento em que devemos refletir se a vinda do Senhor está fluindo como deveria fluir, para o encontro e salvação de cada um. Nesse sentido, as leituras desse tempo são propícias para rever a nossa caminhada e nosso comportamento diante das ações de Cristo, em um tempo em que o povo demonstra rejeição com a Palavra d'Ele.


No período quaresmal, usamos o roxo, para lembrar a penitência, que nada mais é que uma forma de fazermos uma contrição: reconhecimento de culpa e tentar mudar ao longo do caminho. Talvez o maior medo do ser humano é a morte; e a vida de Jesus Cristo é demonstração de que a morte é vencida somente no amor. Quem ama doa a própria vida, e não vive para si; vive em função do próximo. Com isso, entramos na paixão de Cristo, que nos mostra que proteger a vida, no sentido literal em Deus, é dar a vida por amor e no amor.


Quando compreendemos isso, vemos que a salvação se dá no mesmo caminho que Ele fez: morte ao meu egoísmo, ao meu jeito de usar as pessoas e morte da falta de perdão. Dentro dessa realidade, nós vamos trabalhar a ideia de que o Cristo veio revelar o Pai e de que a nossa condição humana no amor nos encaminha para uma vida como a de Cristo: amando a todos.


Por fim, na ressurreição, vemos a verdadeira representação da Páscoa, a passagem da morte para vida. A partir de então, nós perdemos o medo da morte, porque nós carregamos a vida que está ligada ao amar: Amar a Deus, para descobrir que sou amado primeiro; e Amar ao próximo, que é fruto de uma unidade com o Senhor.


Que alicerçados no amor e na certeza de que Cristo vive possamos também nós vivermos uma santa e abençoada quaresma!







43 visualizações