Pronunciamento da Arquidiocese de São Luís sobre o atual momento da pandemia coronavírus

Mantendo as orientações anteriormente indicadas, a Arquidiocese reitera a necessidade dos cuidados a serem tomados no convívio eclesial:

1. Evitar o aperto de mãos e abraços em acolhidas;

2. Omitir o abraço da paz na celebração;

3. Não dar as mãos na oração do Pai-nosso;

4. A Eucaristia seja distribuída apenas sob uma espécie e recebida, exclusivamente, na mão;

5. Em salas e igrejas climatizadas, o ar condicionado (modo frio) deve ser regulado para uma temperatura mais próxima à temperatura ambiente;

6. Onde não se tem a climatização do ambiente, manter o espaço (salas e igrejas) o mais aberto e ventilado possível.

• Fica, por hora, facultativo às paróquias tomar outras precauções, como a suspensão ou alteração no calendário de missas, em atenção à realidade paroquial de cada uma e segundo a evolução do que se decrete ou se acrescente entre as orientações dispostas.

• Pede-se ainda que sejam evitadas aglomerações, celebrações que reúnam grande número de fiéis em locais fechados e para quaisquer atividades em grupo sejam escolhidos locais abertos.

• Para viver a mística da fé neste tempo da Quaresma, período propício para a oração, para que esta não nos falte, recomenda-se também optar pela oração pessoal e em família. A liturgia diária, a Leitura Orante (Lectio Divina) e o terço são exercícios espirituais apropriados.

• A Rádio Educadora 560 AM, também disponível em aplicativo no play store e no endereço web educadora560.com.br, alimenta a fé de muitos por meio da transmissão de missas em horários fixos na grade de programação; recorda-se que evitar as aglomerações é momentâneo e necessário, utilizando das ferramentas que hoje dispomos para manter a eclesialidade.

Em nossas orações não nos esqueçamos de rezar pelos enfermos, pelos profissionais da área da saúde e da comunicação que trabalham empenhados; ainda, não difundir falsas informações e, claro, tomar cuidados que se somem aos esforços empreendidos no País e no Estado.

São Luís, 17.03.2020, às 16:00 horas.

Dom José Belisário da Silva

Arcebispo Metropolitano de São Luís do Maranhão