top of page

Projeto Igrejas irmãs: Regional Nordeste 5 envia padres das Dioceses de Balsas e Brejo para Xingu-Altamira (PA)


(Padre Admilson de Jesus e padre José Domingos em missão na Diocese de Xingu-Altamira, PA | Foto: Regional NE5)

Na última quinta-feira (1), foi anunciado novas transferências para a Diocese de Xingu-Altamira, PA, em decorrência da parceira entre o Regional Nordeste 5 (NE5) e Regional Norte 2 (N2), no projeto Igrejas Irmãs da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): padre Assis da Diocese de Pinheiro e padre Lúcio da Diocese de Imperatriz. Já o padre José Domingos, da Diocese de Pinheiro, retorna para o Maranhão.


Os padres estarão em terras de Xingu-Altamira no dia 8 de fevereiro, uma quinta-feira, acompanhados de dom Valentim Fagundes de Meneses, bispo da Diocese de Balsas e referencial das Missões no Regional NE5.


A Missa de apresentação e acolhida será no dia 9 de fevereiro, na paróquia São Francisco Xavier-Souzel.


Projeto Igrejas Irmãs - Regional Nordeste 5 e Regional Norte 2


A Diocese de Xingu-Altamira é uma das duas dioceses que o Regional NE5 mantém parceria (desde o ano de 2018), juntamente com a Diocese de Guajará-Mirim, em Rondônia, ambas administradas por bispos naturais do Maranhão, dom João Muniz Alves, OFM e dom Benedito Araújo, respectivamente.


Atualmente, estava em missão na Diocese de Xingu-Altamira, os presbíteros José Domingos Alves, da Diocese de Pinheiro e padre padre Admilson de Jesus, da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Esse último, chegou na diocese no ano de 2021 e no ano passado (2023), foi nomeado cura da Catedral Sagrado Coração de Jesus, Sé Episcopal, em Altamira.


Na Diocese de Guajará-Mirim está o padre Ramon Henrique Pereira, transferido em janeiro de 2023, por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão. O neopresbítero foi ordenado em novembro de 2022 e celebrou o primeiro ano de padre já em missão na Diocese de Guajará-Mirim.


Padre Ramon Henrique é pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Nova Dimensão.






Comments


bottom of page