top of page

Programação da Solenidade de Corpus Christi da Arquidiocese segue normal para o dia 16 de junho


Desde o dia 24 de maio, terça-feira, circula pelos grupos de whatsapp uma resolução interna do Governo do Estado do Maranhão sobre a carta circular nº 005/2022, emitida pelo Sr. Sebastião Torres Madeira, Secretário-Chefe da Casa Civil, direcionada internamente aos Secretários Estaduais do Governo do Maranhão.


A foto sem identificação circula também em blogs de notícia e tem gerado especulações negativas, uma vez que muitos, por desconhecerem a legislação em nível Federal, Estadual e Municipal, podem acreditar que toda a programação preparada pela Arquidiocese de São Luís do Maranhão para a Solenidade de Corpus Christi, possa ser afetada ou mesmo alterada.


Assim, para melhor situar os fiéis e todos que se preparam para o dia santo da Solenidade, faz-se necessário reforçar que, conforme entrevista à Rádio Educadora na manhã desta quinta-feira, 26/05, concedida por Dom Gilberto Pastana, a programação para a Solenidade segue normal, sem alterações, em pleno vapor. Na entrevista, o arcebispo ainda lembrou: “Corpus Christi é uma celebração de manifestação de fé e de Unidade entre os católicos, uma vez que estão unidos no mesmo corpo de Cristo através da Eucaristia, daí o lema deste ano: ‘Que todos sejam um” (Jo 17,21).

Tendo isso em vista, o arcebispo convidou todos a viverem a preparação para a Solenidade, que contará com um Tríduo Eucarístico, a ser rezado por todas as paróquias da Arquidiocese: dia 13 de junho, oração nas famílias; dia 14 de junho, oração nas comunidades paroquiais e dia 15 de junho, oração na Igreja Matriz de cada paróquia.


Após dois anos de restrições pela pandemia do novo coronavírus, a Solenidade de Corpus Christi será reaberta ao público, sem limitação de participantes, onde se aguarda, para o próximo dia 16 de junho, cerca de 12 mil fiéis.


A programação começará no Estádio Municipal Nhozinho Santos, com concentração às 15h, Santa Missa às 17h, seguindo com a procissão luminosa, que percorrerá cerca de 3.7km pelas ruas do Centro de São Luís, com paradas na Igreja de São João Batista (rua da Paz), e Igreja do Carmo (Praça João Lisboa), encerrando-se com a benção com o Santíssimo Sacramento na Catedral.


Haverá transmissão da missa pelas emissoras que fazem parte da rede de comunicação católica da Arquidiocese, Rádio Educadora e TV Nazaré e, ainda, pelo YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Ademais, a população católica de São Luís poderá acompanhar por meio das redes sociais da Arquidiocese, as notícias oficiais a respeito da Solenidade.


Comments


bottom of page