A Campanha da Fraternidade 2024 (CF2024) é uma ação promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como forma de se viver a Quaresma, com gestos concretos de ajuda ao próximo, sobretudo, com os mais necessitados.
Neste ano, a CF2024 traz como tema Fraternidade e Amizade Social e como lema: “Vós dois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Sua abertura nacional aconteceu na Quarta-Feira de Cinzas (14) e o encerramento será na Quinta-feira Santa (28), com a realização de uma Coleta Nacional, no Domingo de Ramos (24). Na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, a abertura da CF2024 será no dia 17 de fevereiro, sábado, no Ginásio Georgiana Pfluerger, Castelinho, com concentração a partir das 15h e Missa, às 17, presidida por dom Gilberto Pastana de Oliveira, Arcebispo de São Luís do Maranhão e com acessibilidade de intérpretes de Libras.
Estima-se reunir cerca de 4.500 fiéis, das 57 paróquias, duas Quase Paróquias e mais de 64 movimentos, pastorais e Novas Comunidades, dos 15 municípios que formam a Arquidiocese. A saber: São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Rosário, Bacabeira, Santa Rita, Axixá, Morros, Icatu, Humberto de Campos, Presidente Juscelino, Santo Amaro e Primeira Cruz.
A Missa terá cobertura das mídias sociais e veículos de Comunicação oficiais da Arquidiocese. Também devem participar desta celebração autoridades civis, prefeitos dos municípios que formam a Igreja de São Luís do Maranhão, vereadores, deputados e lideranças católicas.
Na ocasião, acontecerá arrecadação de alimentos não perecíveis, como gesto concreto de fraternidade, cuja a arrecadação será doada para as paróquias da Forania Anjo da Guarda – uma das dez Foranias que formam a Igreja de São Luís do Maranhão – que compreende as paróquias: São Daniel Comboni, na Vila Embratel, São José do Bonfim, na Vila Nova e Nossa Senhora da Penha, no bairro Anjo da Guarda.
Responde pela Campanha da Fraternidade, na Arquidiocese, dom Gilberto Pastana, Arcebispo de São Luís do Maranhão e coordena as ações da CF2024, em todas as suas fases de execução, padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária. Durante o período da Campanha da Fraternidade 2024 serão realizadas 45 oficinas sobre o tema. Essas oficinas acontecem nas paróquias da Arquidiocese e ministradas por uma equipe que, neste ano, conta com 22 assessores. Até o dia 17 de fevereiro, data da abertura da CF2024, em São Luís, já aconteceram mais de 25 oficinas e foram alcançados um número superior a 2500 fiéis.
Para a realização da Missa, que tem previsão de 2h ou 3h de duração, 33 equipes de trabalho estão envolvidas na organização da celebração, que apesar de acontecer em um ginásio, devido a grande quantidade de pessoas que precisarão se reunir para a Missa, a equipe de coordenação b buscou através do layout do espaço, transformá-lo o máximo possível em um espaço litúrgico (veja aabaixo projeção em 3D do espaço planejado).
Neste número de 33 equipes estão:
1 Acolhida
2 Animação
3 Liturgia
4 Grupo de Música
5 Sonoplastia
6 Cerimonial I
7 Coleta na Santa Missa
8 Sagrada Comunhão
9 Ornamentação
10 Cerimonial II
15 Transmissão
16 Criação Gráfica e Cenário
17 Infraestrutura I
18 Socorrista
19 Limpeza dos banheiros
20 Alimentação
11 Arrecadação de alimentos
12 Intérprete de Libras
13 Pascom
14Assessoria de comunicação
15 Transmissão
16 Criação Gráfica e Cenário
17 Infraestrutura I
18 Socorrista
19 Limpeza dos banheiros
20 Alimentação
21 Recepção
22 Estacionamento
23 Serviço
24 Vendas
25 Lanche I
26 Lanche II
27 Finanças
28 Confissões
29 Secretária
30 Ofício e liberações
31 Infraetrutura II e limpeza
32 Recebimento e entrega do Local
33 Almoxarifado
Sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2024
O tema deste ano é inspirado na encíclica do Papa Francisco, intitulada em italiano Fratelli Tutti, que em português significa “Todos Irmãos”. Com isso, o Sumo Pontífice lança a reflexão entre os homens sobre a importância da Fraternidade humana, configurado de modo concreto na amizade social, que faz com que os homens superem as diferenças, abandonem a indiferença e se tornem sensíveis aos mais necessitados. Como dizia a Santa Irmã Dulce, “seja do pão material, seja de amizade”.
Para o assessor nacional da Campanha da Fraternidade, padre Patriky Samuel Batista, o tema, que já foi vivido na CF no ano de 2018, deve inspirar a aprofundar as relações sociais a partir da experiência transformadora do encontro pessoal com Cristo, que todo cristão faz.
“É tempo de refletir sobre a fraternidade e a amizade social, converter o coração, promover a comunhão e não descuidar daquilo que é caro a todos nós: a dimensão social do Evangelho precisa ser redescoberta. Cuidar da vida partindo da experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo que tem ressonâncias na comunidade, na sociedade. E o lema nos inspira a trilhar esse caminho”.
Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, presidente do Regional Nordeste 5 e da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB, reforça que a proposta do Papa é desafiadora e necessária: “Mais uma vez, o Papa inspirou-se em São Francisco de Assis para propor com serenidade e humildade à humanidade uma coexistência fundada na fraternidade e na amizade social, e suas implicações desafiadoras a todos os setores da sociedade, especialmente às lideranças”, pontuou.
Entenda os momentos centrais da Campanha da Fraternidade
A vivência da Campanha da Fraternidade (CF) acontece em quatro fases: formação nacional, recepção do texto base, aplicação das oficinas nas paróquias e a vivência na comunidade.
Este processo se dá de modo que os fiéis tenham como refletir e pensar em formas de como aplicar o tema da CF em suas realidades, portanto, desde o momento de recepção do tema até a chegada nas paróquias, comunidades e nas diversas realidades onde estão inseridos cada fiel.
Assim, a CF conta com subsídios, que são livros com reflexões sobre o tema e sugestão de roteiros de oração, além de ideias de como o tema pode ser aplicado. Para o ano de 2024. Foram mais de 20 subsídios (impressos e em versão digital para dispositivos móveis) que vão desde propostas de trabalho na paróquia, em escolas, nas catequeses, na oração da Via Sacra e em outros momentos do cotidiano. A lista completa está disponível para aquisição no site de Campanhas da CNBB (https://campanhas.cnbb.org.br/campanha-da-fraternidade).
Na fase de formação nacional, os assessores da Arquidiocese participaram, em agosto de 2023, de uma formação com todas as Dioceses do Maranhão, em Bacabal (MA), com o assessor nacional da CF, padre Patriky Samuel Batista. Em seguida, aconteceu a recepção do texto base, por parte dos assessores locais, onde eles estudaram o tema e produziram o material que está sendo utilizado nas oficinas das paróquias.
Neste processo, existem dois dias que envolvem a participação de todos os fiéis católicos: a abertura oficial da CF, onde acontece uma Missa solene, reunindo todas as paróquias existentes e a Coleta Nacional, que acontece no Domingo de Ramos (24 de março).
No dia da Coleta Nacional, os fiéis, cada um em sua paróquia ou comunidade, são convidados a darem a sua contribuição financeira para a CF, com o objetivo de ajudarem de modo material ações ligadas ao tema proposto. Do valor arrecadado na coleta, 60% é destinado à CNBB, para o Fundo Nacional da Solidariedade, que ajuda em projetos sociais, e 40% fica para a circunscrição eclesiástica (Arquidiocese) que realiza a Campanha em nível local.
Sobre a Igreja e as Campanhas
Existem cinco momentos no ano em que a Igreja realiza campanhas de coleta no Brasil, três para arrecadações internacionais, ligadas ao Vaticano e duas para arrecadação da Igreja local.
Campanhas internacionais: Coleta dos Lugares Santos, realizado na Sexta-feira Santa, neste ano, dia 29 de março. Trata-se da coleta que ajuda na manutenção dos lugares santos da Igreja no mundo. A coleta do Óbulo Pedro, feita no dia do Papa, 29 de junho, onde a arrecadação se destina às obras caritativas do Papa, sucessor de Cristo e a Campanha Missionária, organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias, que ajuda a Igreja em lugares de missão.
Campanhas nacionais: Campanha da Fraternidade, feita no período da Quaresma, que inicia na Quarta-Feira de Cinzas (14 de fevereiro) e concluindo na Quinta-Feira Santa (28 de março), onde o valor arrecadado é destinado às obras sociais da Igreja com ênfase nos projetos ligados ao tema abordado no ano. E a Campanha de Evangelização, que acontece no período do Advento, com coleta no 3º domingo do Advento (15 de dezembro). Coletiva de Imprensa e transmissão e cobertura Missa de abertura Às 16h, na sala de imprensa do Ginásio Castelinho, dom Gilberto Pastana, padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária e membros da
Coletiva de Imprensa e transmissão e cobertura Missa de abertura
Às 16h, na sala de imprensa do Ginásio Castelinho, dom Gilberto Pastana, padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária e membros da organização da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese, devem conceder entrevista à imprensa local, regional e nacional presente na abertura da CF2024.
A Missa será transmitida pelo canal do YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, pela Rádio Educadora AM 560Khz, Rádio Educadora FM 88.3Khz e pela TV Nazaré, canal 43.1.
Os fiéis também poderão acompanhar a repercussão dos bastidores da CF2024 através das mídias sociais da Arquidiocese (Instagram e Facebook), pelo perfil @arquislz.
Síntese
- A Campanha da Fraternidade 2024 é uma das cinco campanhas que a Igreja católica realiza no Brasil durante o ano. Ela começa na Quarta-Feira de Cinzas (14 de fevereiro) e termina na Quinta-Feira Santa (28 de março).
- A abertura da Campanha da Campanha da Fraternidade 2024 em São Luís será dia 17 de fevereiro, no Ginásio Georgiana Pflueger, Castelinho, com Missa às 17h, presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão.
- Acontece em quatro fases: formação nacional, recepção do texto base, aplicação das oficinas nas paroquias e a vivência na comunidade.
- A Coleta Nacional será no Domingo de Ramos, 24 de março: 40% é destinado ao Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB e 60% fica na arquidiocese, para subsidiar projetos ligados ao tema do ano.
- A Arquidiocese de São Luís do Maranhão terá 45 Oficinas, ministrada por 22 assessores, nos 15 municípios que formam a Arquidiocese. As oficinas iniciaram no dia 15 de janeiro e terminam em março e até o dia 9 de fevereiro, já participaram 2.014 fiéis.
- O responsável pela CF2024, na Arquidiocese, é dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão
- Coordenador da Campanha: Padre Jadson Borba, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária e da Equipe de Campanhas da Arquidiocese.
Abertura da Campanha da Fraternidade 2024
Tema: Fraternidade e Amizade Social
Lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8)
Missa presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, concelebrada e auxiliada pelos padres e diáconos da Arquidiocese.
Data: 17 de fevereiro de 2024
Horários: Abertura dos portões, às 15h, missa às 17h.
Local: Ginásio Georgiana Pflueger, Castelinho, Avenida Castelinho, SN, Outeiro da Cruz, São Luís.
Localizador: https://maps.app.goo.gl/Hcy3SySZ1ZcBMZhX7
Entrada Franca
Transmissão:
- YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão (@arquislz)
- Rádio Educadora AM 560Khz
- Rádio Educadora FM 88.3 Mhz
- TV Nazaré, canal 43.1
Comments