• Secom

Procissão da Luz impulsiona a um compromisso de vida


Em honra a sua padroeira, o Santuário Nossa Senhora de Nazaré realizará todo dia oito de cada mês uma procissão luminosa – a Procissão da Luz - que sairá do Santuário, às 18h, percorrerá ruas do bairro do Cohatrac e retornará ao Santuário, onde será celebrada a Missa Votiva a Nossa Senhora de Nazaré, na chegada da procissão.


A primeira Procissão da Luz aconteceu no dia 08 de fevereiro, com participação de pessoas do Cohatrac e outras comunidades. Uma dessas pessoas, que tem Nossa Senhora de Nazaré como sua protetora, é a legionária e líder eclesial, Laura Carvalho. Para ela a procissão foi um misto de gratidão, fé e felicidade de pertencer a essa Comunidade. “Que Nossa Senhora de Nazaré nos conduza sempre e toque no coração dos fiéis, para que a cada dia oito dos meses subsequentes possamos demonstrar a nossa fé e amor a nossa Mãezinha”, pediu ela. Outro devoto foi o seu Hortêncio, da Legião de Maria que assim se expressou: “Foi um sentimento de alegria e emoção pelo fato de estarmos reunidos cantando e louvando a Nossa Senhora e o nosso Senhor Jesus e levando a Palavra de Deus pelas ruas do bairro”.


A luz de Cristo


Durante a procissão, os devotos rezam, cantam e levam em suas mãos uma vela. Por intermédio de Nossa Senhora, os devotos levam a luz de Cristo para ir iluminando as pessoas, ruas, os conjuntos do bairro por onde a procissão vai passando. Algumas pessoas vêm participar, outras acompanham a passagem nas portas de suas casas e expressam em gestos e orações sua fé. E assim, a luz vai eliminando a escuridão da noite, das vidas, dos corações e tornando as coisas visíveis; vai permitindo ver o caminho, o verdadeiro Caminho: Jesus Cristo.


Desse modo também, cada devoto vai assumindo sua missão de ser iluminador, de ser luz para o mundo diante de tantas situações de trevas, como violências, mortes, injustiças.

Compromisso de vida


A procissão da Luz, que poderia ser vista apenas como mais uma caminhada da igreja, na verdade traz em si um componente maior: levar os devotos a um compromisso de vida. A vivenciar o tema que a Campanha da Fraternidade deste ano apresenta: ”Fraternidade e Vida – Dom e compromisso”, alertando para a necessidade do leigo ser luz na vida do irmão necessitado de moradia, saúde, comida. De não só sentir compaixão, mas de cuidar do outro.


O fato da Procissão ser encerrada com a celebração da Eucaristia é muito significativo, pois umas das dimensões da Eucaristia são a partilha e a solidariedade. Atitudes que levam ao encontro com o outro, que impulsiona a um empenho eficaz na edificação de uma sociedade mais justa e fraterna.

5 visualizações