Primeiro Encontro arquidiocesano de grupos de músico reúne mais de 450 participantes

(Participantes do I Encontro Arquidiocesano de Grupos de Música | Fotos: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

A proposta de reunir os grupos de música que animam a liturgia nas Paróquias da Arquidiocese de São Luís do Maranhão foi uma iniciativa da Ação Evangelizadora Missionária (AEM), atual nome do organismo que antes se chamava Coordenação de Pastoral, coordenada na Arquidiocese pelo padre Jadson Borba. O encontro também contou com a participação na organização da Pastoral Litúrgica Arquidiocesana, e teve como objetivo ouvir os músicos e integrá-los ao Plano Pastoral Arquidiocesano.

Ao todo foram 453 inscritos, entre instrumentistas e cantores, incluindo grupos de coral, advindos de 57 paróquias e uma quase paróquia da Arquidiocese, o que configura 99% de participação das Paróquias, incluindo área continental e a região insular.

"Um momento especial para escutar essa parcela de leigos que, com sua vocação, exerce um trabalho importantíssimo na vida da Igreja", expressou padre Jadson Borba sobre o encontro.

Sendo a música um elemento importante na vida litúrgica nas paróquias, tanto nas Igrejas matriz, quanto nas comunidades eclesiais missionárias, a proposta de reunir em um encontro arquidiocesano todos os músicos que vivem semanalmente a missão de executarem instrumentos (o que inclui a voz) em sintonia com a liturgia da Igreja foi, antes de tudo, uma proposta sinodal de escuta.

"Eu gostei muito! Sobretudo porque esse não foi um encontro de formação, foi um encontro para ouvir os músicos. A Igreja precisa ouvir aqueles que semanalmente ou diariamente dedicam seu tempo, sua voz, seus instrumentos, muitas vezes com recursos próprios, para animarem a liturgia", comentou a participante Flávia Tereza Bazola, da Paróquia São Maximiliano Kolbe, Vinhais. Flávia também testemunhou ter ficado admirada com o número de participantes, e animada para o que tem por vir de bom depois deste primeiro momento.

Em 2017, durante o Congresso Internacional de Música Sacra, que teve com tema "Música e Igreja: culto e cultura cinquenta anos depois da Instrução Musicam sacram", organizado pelo Pontifício Conselho para a Cultura e pela Congregação para a Educação Católica, em colaboração com o Pontifício Instituto de Música Sacra e o Pontifício Instituto Litúrgico do Ateneu Santo Anselmo, o Sumo Pontífice durante o seu discurso, já enfatizava a importância dos música para a liturgia dos tempos atuais:

"A música sacra e o canto litúrgico devem ser plenamente inculturados nas linguagens artísticas e musicais da atualidade, encarnando e traduzindo a Palavra de Deus em cantos, sons e harmonias que façam vibrar o coração que façam vibrar o coração de nossos contemporâneos...que disponha a fé e suscite o acolhimento e a plena participação no mistério que se celebra ".

A Igreja Católica e os músicos

Ao longo de sua história a Igreja Católica dedicou formações importantes para os artistas, o que inclui os músicos. Um dos últimos documentos, "Carta aos Artistas", do Papa São João Paulo II, no número 3, ele expressa:

"Quem tiver notado em si mesmo esta espécie de centelha divina que é a vocação artística — de poeta, escritor, pintor, escultor, arquiteto, músico, ator... —, adverte ao mesmo tempo a obrigação de não desperdiçar este talento, mas de o desenvolver para colocá-lo ao serviço do próximo e de toda a humanidade."

Escrita em 1999, a Carta aos Artistas, é apenas o documento mais recentes sobre o tema, e que aborda de modo específico, a forma como os artistas são chamados a pensar de forma transcendente sobre os talentos que receberam de Deus.

Também no início do século XX, em 1903, o Papa Pio X, escreveu o Moto próprio, Tra le sollicitudini, sobre a música no século XX. Nele estabeleceu os princípios e normas para a música nas funções do culto na Igreja.

Em 1955, por ocasião do Natal, o Papa Pio XII atualiza aspectos do Moto Próprio de Pio X, e fala sobre a música sacra.

Nesta linha, em 1967, a Sagrada Congregação para os Ritos e o Concílio Vaticano II sobre a música na Sagrada Liturgia emitem a Musicam Sacram , onde aborda de forma especial a música durante a Adoração do Santíssimo Sacramento, portanto, segundo o documento Sacrosanctum Concilium (O Sacrosanctum Concilium é um documento pós-conciliar que trata da liturgia).

Complementando, ainda, tem a Instrução Geral do Missal Romano (IGMR), que trata sobre a missa no rito latino.

Encaminhamentos pós I Encontro Arquidiocesano de Grupos de Música

Ainda neste ano, em nível Arquidiocesano, os músicos deverão ter grande participação no engajamento e êxito das atividades propostas. O principal deles será no projeto missionário de Corpus Christi 2023, onde, antes da Solenidade, haverá o Tríduo Eucarístico (5, 6 e 7 de junho), com momentos de oração nas famílias, comunidades eclesiais missionárias e paróquias.

Antes disso, ainda no período da Campanha da Fraternidade, que encerra na Coleta do Domingo de Ramos, os músicos também serão de grande auxílio na realização das oficinas da CF2023. Assim como, também, nas Assembleias Paróquias e Forâneas que ainda estão acontecendo durante este mês na Arquidiocese.

Desse modo, o encontro realizado neste dia 11 de março, deverá abrir uma série de iniciativas que virão a fortalecer, unir e articular as ações dos grupos de música na Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Nas redes sociais da Arquidiocese, os participantes manifestaram alegria e expectativas para que o trabalho com os músicos seja continuado.

Veja mais fotos em nossas redes sociais.