top of page

Pesquisador maranhense Ricardo Alvarenga lança livro sobre sua tese pela Paulus Editora em São Luís




"Comunicação da Igreja Católica na América Latina: o que nos ensinam os documentos do Celam" é o título do livro do autor maranhense, doutor em comunicação, Ricardo Alvarenga, publicado pela Paulus Editora, que será lançado no próximo sábado (24), a partir das 9h, na livraria da Editora, Rua do Passeio, Centro de São Luís. A presença no lançamento deve ser confirmada pelo link https://forms.gle/BfZSgRibrpWJ2Stt5


A obra faz parte da Coleção Eclesia Digitalis e resulta da tese de doutorado do autor, cuja pesquisa foi realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, com orientação dos professores José Marques de Melo (in memoria) e Dimas Kunsch, entre os anos de 2017 a 2021.


Programação para o lançamento


A programação para o lançamento terá início às 9h, com inserções artísticas que contemplarão interpretação de músicas e poemas sobre a América Latina. Após o momento artístico cultural, haverá fala da Profª. Dra. Rose Ferreira, do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que deve falar sobre a biografia do autor e sobre considerações a respeito da relevância da obra para a academia e para os estudos da comunicação.


Na sequência, Ricardo Alvarenga fará uma breve palestra, onde deve apresentar o livro e destacar os elementos centrais da construção, pontuará sobre as chaves de leitura e sobre as práticas de comunicação e vivências pela Igreja Católica na América Latina, visto sob a prisma de documentos pós Conferências Gerais do Episcopado Latino Americano e do Caribe.


A abordagem do catolicismo quanto aos meios de comunicação, na América Latina, é um dos pontos abordados pelo autor na obra. A exemplo de outros autores que se debruçam sobre os estudos sobre a comunicação e a Igreja Católica, Alvarenga traz a forma como a Igreja utiliza e interpreta a comunicação. A tese e o livro trazem também a visão sobre o contexto social e histórico da América Latina, incluindo no perímetro do estudo da comunicação, a visão já forte entre pesquisadores nacionais e internacionais sobre o colonialismo e a relação dele com a expansão da fé pela Igreja Católica ao longo dos séculos.


Com uma experiência diferenciada por integrar a Associação Católica de Comunicação (Signis Brasil), o autor ainda apresenta ao leitor um percurso que contextualiza a dinâmica da organização da Igreja Católica na América Latina, assim como o Conselho Episcopal Latino Americano e do Caribe (Celam). Nesse sentido, expõe na obra o que chama de três tendências de comunicação dentro da Igreja na América Latina: 1) Comunicação para a transformação social, como no protagonismo e engajamento em questões sociais; 2) comunicação na perspectiva instrumental e de massa, a serviço das atividades de evangelização e promoção da doutrina católica; e, por fim, 3) comunicação como prática de construção da imagem organizacional.


O livro apresenta ainda, no final de cada capítulo, sugestões de aprofundamento do tema, o que tende a facilitar estudos e aprofundamentos.


Quem é Ricardo Alvarenga


Santa-inesense, Ricardo Alvarenga é doutor e mestre em Comunicação Social, pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Comunicação Organizacional, pela Universidade Estácio de Sá, graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Estácio de São Luís. Atualmente é professor visitante da Universidade Federal do Maranhão, no Curso de Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz, pela FAPEMA.


Possui pesquisas na área de Comunicação e Religiões, com foco na América Latina. É professor de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Comunicação Social e Educação, palestrante, assessor e consultor em comunicação para instituições civis e religiosas.


Ricardo Alvarenga é ainda fundador e coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Religiões da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), um dos organismo de maior importância no que diz respeito a pesquisa em comunicação do Brasil e América Latina. É membro da Associação Católica de Comunicação (Signis Brasil) e do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).



O que? Lançamento do Livro “Comunicação da Igreja Católica na América Latina: o que nos ensinam os documentos do Celam”.

Quando? 24/06/2023 (sábado), às 9h.

Onde? Livraria Paulus (Rua do Passeio, Centro de São Luís.

Link para confrimação de presença: https://forms.gle/BfZSgRibrpWJ2Stt5


Comentarios


bottom of page