top of page

Perfil no Instagram dedicado ao frei Antônio Sinibaldi será inaugurado dia 7 de setembro com Missa


(Grupo reunido para organização do projeto de memória do frei Antônio Sinibaldi | Foto: Divulgação))

A última sexta-feira (25) foi marcou o esboço das primeiras ações de um projeto na Arquidiocese de São Luís do Maranhão que visa o resgate da memória do Frei Antônio Sinibaldi, da Ordem Franciscana Menor Conventual (OFM Conv).


O projeto tem como objetivo promover a propagação da devoção ao religioso que atualmente se encontra em processo de beatificação. A primeira ação será o lançamento do Perfil de frei Antônio Sinibaldi OFM Conv, no Instagram, dia 7 de setembro próximo, durante Missa em memória pelos 36 anos de Páscoa definitiva do religioso, que acontecerá na Igreja São Francisco de Assis, bairro São Francisco.


(Frei Antônio Sinibaldi | Foto: Arquivo pessoal)

"Eu daria minha vida pelos jovens", declarou frei Sinibaldi na última homilia feita antes do dia do naufrágio que tirou sua vida. Além de fundador da paróquia do São Francisco, frei Sinibaldi possuía trabalho com jovens que viviam em situação de rua e foi o fundador do movimento Ninho, trabalho da Igreja, em São Luís, que atendia mulheres que sofriam com a vulnerabilidade social causada pelo sofrimento no mundo da prostituição. O movimento Ninho atendia mães e filhos destas mulheres.


Participaram da reunião, de onde saíram as primeiras iniciativas do projeto, o representante das Obras Sociais Frei Antônio Sinibaldi, professor Mário Cella, frei Clévis Mafra OFM Conv, pároco da paróquia São Francisco, Carlos Nina, mestre e doutor em direito que conviveu com frei Sinibaldi, Félix Alberto, Tatiana Fagundes e Luís Araújo, diretor e os responsáveis pelo atendimento e tráfego na agência Clara Comunicação, respectivamente, além da assessora de comunicação de Arquidiocese de São Luís do Maranhão, Virgínia Diniz.


(Mário Cella e Carlos Nina | Foto: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)
"Precisamos resgatar a memória de frei Antônio. Na região atendida pelas obras sobras sociais de Sinibaldi, a comunidade acima dos 40 anos lembra do frei, mas as gerações mais novas o desconhecem", pontuou Mário Cella ao explicar a relevância do projeto.


Italiano e precursor dos franciscanos conventuais no Maranhão (1968), Frei Sinibaldi faleceu em 7 de setembro de 1987, vítima de um naufrágio, após salvar 17 jovens de afogamento. No ano de 2014, sob o arcebispado de dom José Belisário OFM, foi dado início ao seu processo de beatificação. Atualmente seu túmulo é venerado na Igreja matriz da paróquia São Francisco de Assis, igreja fundada por ele.


Com o projeto espera-se propagar a lembrança do frei Antônio e com isso, promover sua causa de beatificação. Além da conta no Instagram, está previsto ainda para este ano, com data a definir, o lançamento do livro biográfico, versão portuguesa da obra em italiano, "Uma vida em doação de amor: Frei Antônio Sinibaldi e sua oba missionária".


(Frei Antônio Sinibaldi e registros dos primórdios da Igreja São Francisco, em São Luís | Foto: Arquivo pessoal)

Frei Antônio Sinibaldi: uma vida em doação de amor


O estado Maranhão, ao longo dos séculos que sucederam o descobrimento do Brasil e, consequentemente, da ocupação do território brasileiro, recebeu missionários, padres e freiras de diversas congregações religiosas e países, que, aqui, dedicaram suas vidas, por vezes até o sangue, em benefício do próximo, sobretudo, dos mais necessitados.


Entre estas congregações, está a Custódia Provincial São Boaventura, que se estabeleceu no Maranhão em 1968, com início nas cidades de Viana e São Luís. Dos pioneiros que vieram para o Brasil, estão Frei Luiz D’Andréa (sagrado bispo depois de sua chegada ao Brasil), Frei Sinibaldi, frei Mário Palone e frei Eduardo Rossi.


A obra que aguarda lançamento narra a história de frei Antônio Sinibaldi, escrita a partir de cartas que o religioso trocava com os familiares e amigos da Itália enquanto estava no Brasil. As cartas sinalizam suas descobertas e missão realizada aqui. Com o livro, é possível acessar a atmosfera missionária e de amor que envolvia frei Sinibaldi em São Luís.


O anúncio da data para o lançamento do livro deverá ocorrer no dia 7 de setembro, por ocasião da Missa em memória pelo frei Sinibaldi (que acontece mensalmente na Igreja do São Francisco) e lançamento de um Perfil na rede social Instagram, dedicada a propagar a vida e obras de frei Sinibaldi.


Oração pela beatificação do Sevo de Deus frei Antonio Maria Sinibaldi


Baixe o folder com a oração pela beatificação do frei Antonio Maria Sinibadi, produzido por ocasião dos 35 anos de sua Páscoa (2022). Se estiver precisando de um milagre, peça a ele que interceda pela causa.


Oração pela beatificação do Servo de Deus frei Antônio Sinibaldi.


Onipotente e Altíssimo Pai, nós Vos louvamos e agradecemos por terdes chamado vosso servo, Frei Antonio, a ser missionário da caridade, zeloso sacerdote, incansável apóstolo catequético, evangelizador dos jovens, dos excluídos e das famílias.


Ó Pai, que através do Coração do Vosso Amado Filho, Jesus Cristo, que ele tanto amou e serviu, por quem fielmente viveu e heroicamente morreu, nós Vos suplicamos a graça de que seja concedida a Frei Antonio Sinibaldi, a honra de vossos altares; e agora, dai-nos a graça que tanto precisamos (pedir a graça).


Ajudai-nos, para que, por seu exemplo, tenhamos no coração um ardente amor a Vós e ao próximo. Isso Vo-lo pedimos por meio de Jesus Cristo, vosso Filho, em união com o Espírito Santo. Amém!


Pai Nosso, Ave Maria e Glória.











Comments


bottom of page