Pastoral Juvenil e Pascom: Comunicação em ação para vinda do Bispo dos Jovens na CBNBB, em fevereiro

(Danilo Freitas, Pastoral Juvenil, Beatriz Fernandes e Antônio Júnior da Pascom em reunião 05.01.2022 | Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Na manhã dessa quinta-feira (5), a coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação (Pascom) e da Pastoral Juvenil (PJ), da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, estiveram reunidos para tratar das estratégias de comunicação das primeiras ações do ano da Pastoral Juvenil, que compreende: uma Reunião com todas as expressões juvenis da Arquidiocese, dia 14 de janeiro (sábado), e a vinda à capital maranhense de dom Nelson Francelino Ferreira, bispo referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ).

No dia 02 de fevereiro, às 19h, no Santuário Nossa Senhora da Conceição, Monte Castelo, dom Nelson Ferreira presidirá a missa com os jovens da Arquidiocese. A missa será concelebrada pelo assessor espiritual da Pastoral Juvenil da Arquidiocese, padre Bruno Pimenta.

O epíscopo estará em São Luís um dia antes da Assembleia da Pastoral Juvenil do Regional NE5 da CNBB, que acontecerá de 3 a 5 de fevereiro, na cidade de Santa Helena (MA). A Assembleia deverá contar com a presença de todos os coordenadores diocesanos das expressões juvenis nas 12 dioceses do Maranhão, além dos padres assessores da PJ, e de dom Vilson Basso scj. , bispo referencial do Regional NE5 da CNBB (Maranhão).

Estiveram na reunião Danilo Freitas, membro da coordenação arquidiocesana da PJ, Beatriz Fernandes, coordenadora arquidiocesana da Pascom, e Antônio Júnior, membro e secretário da comissão arquidiocesana da Pascom.

"Precisamos da comunicação para que nossos projetos consigam ter alcance, e temos visto que tem dado muito certo desde que começamos a fazer isso. Tanto nos posts colaborativos com as redes da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, quanto a própria conta da Pastoral Juvenil, a do Setor Juventude", relata Danilo Freitas, da PJ.

Para Beatriz Fernandes, coordenadora arquidiocesana da Pascom, o momento também tem sido de planejamento, em nível de Arquidiocese. Recém eleita para a coordenação da Pastoral (outubro/2022), Beatriz já reuniu com a comissão que a auxiliará nesse trabalho. A formada pelos coordenadores foraneos da Pascom, e entre as funções da Pastoral da Comunicação está a assessoria nos eventos arquidiocesanos dos movimentos, pastorais, e expressões eclesiais. Por esse motivo, deverão estar engajados nas ações tratadas do Setor Juventude em nível de arquidiocese.

Em breve deverão lançar a Campanha de divulgação dessas ações. Enquanto isso, as próximas datas importantes serão:

Reunião das Expressões Juvenis arquidiocesanas (Setor Juventude)

Quando? 14 de janeiro de 2022, sábado.

Horário? 16h.

Local? Instituto de Formação Juvenil do Maranhão, Praça Gonçalves Dias, Centro.

Quem deve participar? Coordenadores arquidiocesanos de expressões juvenis nos movimentos, pastorais, Novas Comunidades.

Informações: Danilo Freitas, 98 98242 3607.

Assembleia da Pastoral Juvenil do Regional NE da CNBB

Quando? 03 a 05 de fevereiro.

Local? Santa Helena (MA), Diocese de Pinheiro.

Quem deve ir? Comissão arquidiocesana da PJ, e quatro coordenadores/representantes das expressões juvenis de cada Diocese.

Informações: Danilo Freitas, 98 98242 3607.