Pastoral da Comunicação (Pascom) realiza VII Encontro de Comunicadores Arquidiocesano (ECA)

A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de São Luís do Maranhão realiza no próximo domingo, 29/1, das 8h às17h, o VII Encontro de Comunicadores Arquidiocesano (ECA), que traz como tema "Comunicação e Sinodalidade: Comunhão, Participação e Missão". O ECA acontecerá na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bairro Cohab Anil, e as inscrições, no valor de R$ 20,00 (vinte reais), estão sendo feitas mediante preenchimento de formulário via Google, disponível no final desse artigo, e distribuído nos grupos de Whatsapp das Paróquias.

Podem se inscrever até três participantes por Paróquia, Expressões e Organismos eclesiais.

Esse é o primeiro encontro realizado pela nova equipe arquidiocesana da Pascom, que atualmente é coordenada pela turismóloga e pós-graduanda em desing, Beatriz Fernandes, que participa da Pascom na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. Beatriz foi eleita em outubro de 2022, e deverá ficar à frente da Pascom durante o biênio 2023-2024.

Para coordenar a Pastoral na Arquidiocese, Beatriz conta com uma Comissão Arquidiocesana, formada pelos coordenadores foraneos de cada uma das respectivas Foranias da Arquidiocese.

A Arquidiocese de São Luís do Maranhão e os Encontros de Comunicação Arquidiocesanos

Nos anos de 2010 e 2011, respectivamente, a Arquidiocese de São Luís do Maranhão organizou as Jornadas Arquidiocesanas da Comunicação, no Institutode Ensino Superior do Maranhão (Iesma). Na época, as Jornadas foram coordenadas pela Fundação Dom José de Medeiros Delgado (Fundel), administradas naquele período pelo padre Heitor Morais, que respondia também pelas TV's Rede Vida e TV Nazaré, emissoras da Arquidiocese.

As Jornadas Arquidiocesanas de Comunicação, ofereceram formações e oficinas ministradas por profissionais locais e em cada ano, participaram dois nomes expoentes da Pascom em nível nacional, as irmãs paulinas Helena Corazza e a dra Joana Puntel. Essa última, uma das grandes pesquisadoras brasileiras que estudam mídia e religião no Brasil.

Já o Encontro de Comunicadores Arquidiocesano surge em 2015, após anos de parada nas Jornadas. Desde esse período, o ECA esteve suspenso por dois anos consecutivos, 2021 e 2022, devido a pandemia.

Em 2023, o Encontro de Comunicadores Arquidiocesano chega a sua 7ª edição, encontrando contexto Pastoral, social, religiosa e comunicacionalmente falando - sobretudo com as mudanças advindas com a pandemia, desafiadoras e portanto, instigante para os novos e antigos agentes da Pastoral.

Quero participar! Como faço?

Veja como se inscrever e chegar ao local.

O que? 7º Encontro de Comunicadores Arquidiocesano, ECA.

Quando? 29 de janeiro de 2023.

Local? Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bairro Cohab Anil.

Horário? 14h às 17h.

Inscrição? inscrição R$ 20,00 (vinte reais) Acesse o link http://encurtador.com.br/lxyVY

Pagamento Via-Pix

📌Chave Pix 06749616330 (CPF)