top of page

Pastorais sociais em missão!

Atualizado: 1 de nov. de 2020


Campanha mês missionário 2020 | Imagem: divulgação

Um grito pela vida.


O mês de outubro, para a Igreja no Brasil, é dedicado à missão. Em nossa Arquidiocese as Pastorais Sociais por meio da Coordenação Arquidiocesana da Ação Evangelizadora Missionária tem trabalhado efetivamente em suas missões, e cada uma, com seu modo de viver o Evangelho, tem "gritado sobre os telhados " (cf. Mt 10,27) de São Luís os muitos gritos não ouvidos do povo de Deus.


As Pastorais Sociais da Arquidiocese de São Luís participaram da realização da 26ª edição do Grito dos Excluídos. Várias atividades foram organizadas ao longo de cinco dias para marcar o evento do Grito dos Excluídos, que teve como tema a Vida em primeiro lugar e lema Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!


O lema do Grito deste ano foi inspirado no apelo que o Papa Francisco fez à defesa dos direitos dos trabalhadores e das suas famílias durante o primeiro encontro mundial de Movimentos Populares, no Vaticano, no dia 28 de outubro de 2014. Nessa ocasião o Papa disse: “Digamos juntos, de coração: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem-terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho dá”.


O Grito em São Luís.


A semana do Grito dos Excluídos em São Luís começou com uma celebração Eucarística. A missa celebrada na igreja matriz São José do Bonfim, no dia 6 de setembro, foi uma entre as várias atividades, online e presenciais, que aconteceram durante a semana do Grito dos Excluídos na Arquidiocese.


No encerramento da semana, 12 de setembro, as Pastorais Sociais manifestaram sua solidariedade à comunidade Cajueiro, na Zona Rural de São Luís, que vem passando por grandes dificuldades com a construção de um porto próximo à comunidade. Muitas famílias seguem sob ameaça de desapropriação das terras.


O encontro de apoio e solidariedade das Pastorais Sociais à comunidade Cajueiro deu-se num clima celebrativo e de convívio, com reflexões a partir do tema e lema do grito para o ano.


As Pastorais Sociais com a programação, tem incentivo de fazer que setores marginalizados da sociedade possa externar, gritar, suas dores e lutar por condições melhores de vida, com dignidade.

Comentarii


bottom of page