Pascom do Brasil realiza semana celebrativa por ocasião do 56° Dia Mundial das Comunicações Sociais


(Foto Pascom Regional NE 5, Igreja do Maranhão)

A Pastoral da Comunicação (Pascom) em todo o Brasil realiza Semana de Comunicação Social, por ocasião da celebração do 56° Dia Mundial das Comunicações Sociais.


Para isso, desde o dia 22 de maio até o dia 29, pasconeiros do Brasil inteiro, em instância estadual (regional), paroquial e comunitária, estão vivendo uma programação festiva.




A data é celebrada anualmente desde o Concílio Vaticano II, e tem como motivação a carta que o Santo Padre faz, contendo reflexões elacionadas ao contexto em que o mundo vive e os meios de comunicação social.


O tema é escolhido no ano anterior e divulgado para os fieis do mundo inteiro no dia 24 de janeiro, festa litúrgica de São Francisco Sales, padroeiro dos jornalistas. Em 2022, o tema foi "Escutar com o ouvido do coração" (leia carta na íntegra clicando aqui).

Para Paulo Victor, coordenador regional da Pastoral da Comunicação (NE 5), o tempo é propício para se atender a vontade do Papa: “É o tempo de escuta, é o tempo de ouvir com o coração. É isso que nos pede o papa em sua carta aos comunicadores. É isso que nos pede a Igreja em momento tão profundo que nós estamos vivendo de escuta de estar junto ao outro".


Na programação consta: Leitura Orante da Palavra, e promoção de palestras e estudos sobre a carta do Papa para o 56° DiaMundial das Comunicações Sociais, além de programações particulares que serão desenvolvidas em cada uma das dioceses do Estado do Maranhão.


Durante a Semana de Comunicação Social, nos lugares em que aconteceram implantações da Pastoral da Comunicação, em nivel diocesano, paroquial e em comunidades, acontecem, também, as missas de envio das Pascoms.


Além da Pascom, outras instâncias e organismos da Igreja relacionados à comunicação também celebram a data. As irmãs Paulinas, congregação que se destaca pela missão de comunicar, organizaram uma formação na manhã do sábado, 28/05, com palestra ministrada pela irmã da congregação, Joana Puntel, doutora em Ciência da Comunicação, reconhecida no Brasil pelo trabalho de pesquisa realizado sobre os estudos de mídia, catolicismo, cultura midiática e ambiência.




Com o tema: "Espiritualidade e Comunicação nas Paulinas", a palestra foi assistida por colaboradores das Paulinas e interessados pelo tema. Participaram em modo remoto, Rosangela Gascês, coordenadora da Pascom na arquidiocese e Virgínia Diniz, assessora de comunicação da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.




A programação da Semana de Comunicação Social encerra no Domingo, dia 29/5, Dia da Ascensão do Senhor, data em que se celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais, com duas celebrações nacionais, que todos os pasconeiros devem se organizar para participar, visto que serão transmitidas. A primeira, às 8h, presidida por dom Walmor Oliveira, arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que será transmitida pelas emissoras de inspiração católica: TV Horizonte (Belo Horizonte, MG); TV Rede Século 21 (Valinhos, SP); TV Rede Vida (Aparecida, SP) e TV Canção Nova (Cachoeira Paulista, SP).


A segunda ccelebração, às 15h, será presidida por dom Joaquim Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CCNB, com transmissão pela TV Horizont (Belo Horizonte, MG), TV Imaculada (São Bernardo do Campo, SP), TV Aparecida (Aparecida, SP), TV Pai Eterno (Trindade, GO), TV Nazaré (Belém, PA), TV Evangelizar (Curitiba, PR) e Web TV Bom Jesus (Bom Jesus da Lapa, BA).



Realização da Semana da Comunicação


A Semana da Comunicação 2022 é uma atividade conjunta da Pascom Brasil, Assessoria de Comunicação e Comissão de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Signis Brasil, Jovens Conectados, Ministério de Comunicação Social (MCS) da Renovação Carismática Católica (RCC), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).



Paulo Victor, coordenador regional da Pastoral da Comunicação, chama atenção dos comunicadores para atender ao chamado do papa Francisco. “É o tempo de escuta, é o tempo de ouvir com o coração. É isso que nos pede o papa em sua carta aos comunicadores. É isso que nos pede a Igreja em momento tão profundo que nós estamos vivendo de escuta de estar junto do outro”, disse.



Dentre as atividades programadas, destaque para a leitura orante da palavra de Deus, o aprofundamento da mensagem do papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, e as programações particulares que serão desenvolvidas em cada uma das dioceses do Maranhão.



A programação finaliza no Domingo da Ascensão do Senhor, Dia Mundial das Comunicações Sociais, dia 29, onde todos juntos, no mesmo espírito de comunhão, como assim também pede este tempo propício de Sínodo, celebrarão em dois horários em nível nacional: às 08h e às 15h.



A primeira celebração, às 8h, será presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, com transmissão pelas emissoras de inspiração católica TV Horizonte, TV Rede Século 21, TV Rede Vida e TV Canção Nova.



Às 15h, a segunda celebração será presidida pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol, com transmissão pela TV Horizonte, TV Imaculada, TV Aparecida, TV Pai Eterno, TV Nazaré, TV Evangelizar e Web TV Bom Jesus.



“Que seja uma semana propícia para colocar nossos ouvidos junto ao nosso coração para um ouvir pastoral sensível”, estima Paulo Victor.



Semana da Comunicação


A Semana da Comunicação 2022 é uma atividade conjunta da Pascom Brasil, Assessoria de Comunicação e Comissão de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Signis Brasil, Jovens Conectados, Ministério de Comunicação Social da Renovação Carismática Católica (RCC), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB)