top of page

Paróquia São Maximiliano Kolbe (Vinhais) celebra missa de apresentação do novo pároco domingo (5)


Domingo (5), às 18h, na Igreja Matriz da Paróquia São Maximiliano Kolbe (Vinhais), acontecerá a missa de posse canônica do novo pároco, padre Gutemberg Feitosa, que será presidida por dom Gilberto Pastana, Arcebispo de São Luís do Maranhão, com transmissão pelos meios de comunicação católicos: Rádio Educadora, TV Nazaré, e canal do YouTube da Arquidiocese.



A Paróquia completou 10 anos no dia 09 de dezembro de 2022, e no Estado do Maranhão, é a única Paróquia dedicada ao santo patrono da imprensa, e fundador da Milícia da Imaculada, São Maximiliano Maria Kolbe. Até então, desde sua ereção canônica, a Paróquia era administrada pela Milícia da Imaculada, que possui notória tradição no apostolado a partir dos meios de comunicação social. Agora, com a posse do padre Gutemberg Feitosa, padre diocesano, jornalista e mestre em Comunicação pela UFMA, a Paróquia São Maximiliano tende a prosseguir em avanços nessa área.


Durante dois anos, até dezembro de 2022, a Paróquia São Maximiliano Kolbe realizava uma missa na Igreja matriz, aos sábados, 7h30, que era transmitida pela TV Difusora (SBT). Além disso, possuem um trabalho organizado de ações na comunidade como visitas semanais (toda sexta-feira) à unidade socioeducativa Canaã, localizada no bairro Vinhais, região da Paróquia, assim como assistência espiritual na UPA do Vinhais, e distribuição de sopa para pessoas em situação de rua, no Centro de São Luís.


Conheça um pouco mais sobre a Paróquia São Maximiliano Kolbe


A vida missionária na Paróquia São Maximiliano Kolbe ganha vida pela atuação das seguintes expressões eclesiais:


PASTORAIS

- Pastoral Litúrgica

- Pastoral do Batismo

- Pastoral Catequética

- Pastoral Social

- Pastoral Familiar

- Pastoral do Dizimo

- Pastoral da Acolhida


MOVIMENTOS

- Milícia da Imaculada

- Terço dos Homens

- Mães que Oram pelos Filhos

- Apostolado da Oração

- Legião de Maria

- Renovação Carismática Católica (Grupo de oração Sopro do Espírito)

- Mulheres de Betânia (Mães que oram pelos filhos)



Horários de Missas


1- São Maximiliano Maria Kolbe ,Vinhais.

Rua 35, 10A, Vinhais.


Terça-feira e quinta-feira, 19h.

•Domingo, 7h e 18h.


2- Comunidade Nossa dos Mártires

Vila Menino Jesus de Praga, Rua Um, 5.

•Quarta - 19h



3- Comunidade Nossa Senhora das Graças

Rua A, Planalto Vinhais II, 15.

•Sábado - 19h

Missa votiva dia 27



4- São José de Cupertino

Rua Nove, 558-606, Alto do Calhau.

•Domingo - 9h


Celebração da Palavra

•Quarta-feira - 19h


Endereços digitais da Paróquia São Maximiliano Kolbe:





Como chegar?




Sobre o novo pároco: padre Gutemberg Feitosa


Padre Gutemberg Feitosa - Novo pároco da Paróquia São Maximiliano Kolbe


Padre Gutemberg de Sousa Feitosa, é codoense, filho de Raimundo Gomes Feitosa e Juvenilda Melo de Sousa Feitosa, e possui dois irmãos, Leandro de Sousa Feitosa e Gustavo Zonias de Sousa Feitosa.


Além de graduado em Filosofia e Teologia pela Faculdade católica Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), é bacharel em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde também é mestre em Comunicação. Acumula ainda o título de especialista em Catequética (IESMA), e em Comunicação e Oratória Básica, e Locução e apresentação, ambas pelo Senac. Sua formação inicial se deu na Escola Santa Filomena, das Irmãs Missionárias Capuchinhas, em Codó, e cursou o Ensino Médio no Liceu Maranhense, em São Luís.


Em 2022, concorreu entre os finalistas da 54ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB, na Categoria Papa Francisco - que contempla teses e dissertações - com a dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação da UFMA, mestrado profissional em Comunicação, que tem como título: "Migração de Rádio: do AM ao FM, tradição, inovação e reconfiguração na Rádio Educadora do Maranhão".


Antes de decidir pela vida religiosa, padre Gutemberg foi coroinha na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, e chegou a participar de atividades na Comunidade Católica Shalom. Onde, inclusive, quando jovem, chegou a integrar uma banda de música católica, apresentando-se em edições primárias do Festival Halleluya como atração local.


No dia 19 de setembro de 2009, foi ordenado presbítero pelas mãos de dom José Belisário OFM, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, Anjo da Guarda, em São Luís. Seu lema sacerdotal é "Fazei isto em memória de mim" (Lc 22, 19).


Em 2009, foi nomeado pároco solidário da Paróquia e Santuário São José de Ribamar, e em 2011, Vice Reitor. É diretor administrativo da Rádio Educadora do Maranhão, diretor de jornalismo do Jornal do Maranhão, e já exerceu a função de diretor espiritual arquidiocesano da Pastoral da Comunicação.



Outros artigos sobre esse tema aqui


bottom of page