Paróquia Santo Antônio de Pádua faz cidade cenográfica que remonta o presépio para celebrar o Natal

Começa neste domingo (17) e termina no dia 25 de dezembro, na Igreja Matriz da paróquia Santo Antônio de Pádua, bairro Cohajap, o projeto "Cidade Luz - Vem, Senhor Jesus!", cidade cenográfica que remonta o nascimento de Jesus em forma de um grande presépio. Idealizada pelo pároco, frei Wilton Rocha OFMConv e executada pelos paroquianos, a Cidade Luz terá programação diária, com Missas, seguidas de teatro, canto e gastronomia natalina.

Durante os oito dias, tal como acontece na tradição, será acrescentado um personagem do presépio, de modo que do anúncio do anjo Gabriel até o nascimento de Jesus, os visitantes da cidade cenográfica possam entender os acontecimentos da História e rezarem. Serão dias de entretenimento, mas, sobretudo, dias de oração e de viver o espírito do Natal contemplando o presépio, elemento tradicional deste período que, neste ano, completa 800 anos de sua criação por São Francisco de Assís.

Ao "dar à luz" ao projeto, frei Wilton Rocha pretende oportunizar momentos para trazer o Menino Jesus ao centro do Natal, uma vez que, muitas vezes, outros elementos, ligados ao cosumo - como é o caso dos presentes e do Papai Noel - tomam o lugar da celebração do nascimento de Jesus, que veio para trazer ao mundo a esperança e a vida.

"A cidade (Cidade Luz) é um lugar construído com os símbolos cristãos, católicos, para nos levar a esta profundidade, esta espiritualidade. E desta forma, vindo até a Cidade Natal, voltando para casa, cada pessoa faça este anúncio aos seus irmãos, às suas famílias, aos seus colegas de trabalho: Deus está no meio de nós, Deus caminha conosco, Deus não nos abandona, Deus é fiel!", pontua o pároco, frei Wilton Rocha, sobre a importância da Cidade Luz.

Os dias na Cidade Luz - Vem, Senhor Jesus!

Para que a Cidade Luz aconteça, a cada dia, de 17 a 25 de dezembro, com exceção do dia 24, será acrescentado uma peça ao presépio em forma de cidade cenográfica. Movimentos e pastorais das seis comunidades que formam a paróquia Santo Antônio de Pádua, ficarão responsáveis por conduzir as orações e refletir sobre um tema. Assim, os visitantes e os paroquianos poderão conhecer a profundidade deste tempo, a medida que entendem o presépio, seus elementos e significado e com isso, poderão viver melhor a mística deste símbolo que tão bem retrata o Nascimento de Cristo.

Domingo, 17 de dezembro | 1º dia: "O anúncio do anjo Gabriel"

Grupos responsáveis: Renovação Carismática Católica e Pastoral da Juventude

Segunda-feira, 18 de dezembro | 2º dia: "Revelação de Maria a São José"

Grupos responsáveis: Pastoral social e Pastoral da Saúde

Terça-feira, 19 de dezembro | 3º dia: "Maria visita sua prima Isabel"

Grupos responsáveis: Legião de Maria e Dízimo

Quarta-feira, 20 de dezembro | 4º dia: "Aparição do Anjo em sonho a São José"

Grupos responsáveis: Terço dos Homens e Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão

Quinta-feira, 21 de dezembro | 5º dia: "A chegada de Maria e José a Belém"

Grupos responsáveis: Catequese e Acolhida

Sexta-feira, 22 de dezembro | 6º dia: "Visita dos pastores e anjos"

Grupos responsáveis: Batismo e Ministério de Música

Sábado, 23 de dezembro | 7º dia: "Nascimento de Jesus e visita dos Reis Magos"

Grupos responsáveis: Pastoral social e Pastoral da Saúde

Domingo, 25 de dezembro | 8º dia: "Presépio Vivo e Adoração ao Deus Jesus"

Grupos responsáveis: Liturgia e Coroinhas

Culinária natalina - oito dias de Ceia de Natal

Além das através culturais, os visitantesda cidade cenográfica poderão ainda saborear a culinária títpica do período do Natal.

Você pode acompanhar diariamente a Cidade Luz - Vem, Senhor Jesus, através das redes sociais da paróquia Santo Antônio de Pádua. Aproveite para rezar diante do presépio, uma vez que, dado o ano jubilar, o Papa Francisco concedeu indulgências plenárias para quem rezar diante do presépio, de 8 de dezembro (Dia de Nossa Senhora da Conceição) até o dia 2 de fevereiro (Dia da Apresentação do Senhor), desde que cumpra os requisitos para obtenção de indulgências: rezar diante do presépio em uma Igreja franciscana, confissão, comunhão e rezar pelas intenções do Santo Padre o Papa um Pai Nosso e uma Ave Maria.

Instagram paróquia Santo Antônio de Pádua