Paróquia Nossa Senhora de Nazaré se prepara para Elevação à Santuário

A cerimônia de Elevação será realizada no primeiro sábado do ano, dia 04 de janeiro. A então paróquia ganhará o grau de Santuário Nossa Senhora de Nazaré.  O Ato Cívico marca o início da celebração às 19h, seguido de uma santa missa presidida pelo arcebispo metropolitano de São Luís, dom José Belisário da Silva, concelebrada por padres convidados, e a presença de autoridades eclesiais e civis. Após a missa haverá uma confraternização marcará as comemorações.

Na igreja Católica, é considerado um Santuário a Igreja frequentada por fiéis vindos de outras regiões atraídos por algo que existe especificamente naquele templo. No Cohatrac, são os vários milagres concedidos por Deus, pela intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, a seus devotos. É um lugar sagrado que possui acentuada característica de piedade e que se torna para a vida da comunidade uma fonte de peregrinação e de santificação.

Fascinados pelo Círio de Nazaré, Festa da Luz, dezenas de fiéis, vindos de várias parte do Maranhão e de nossos estados vizinhos se encontram no bairro do Cohatrac, atraídos pela grande celebração eucarística, romarias e orações. A paróquia se tornou assim um lugar especial onde ocorre manifestações de adoração e muita fé.

Nilza Oliveira, moradora do bairro, exorta sua felicidade com a elevação de sua paróquia “a importância da elevação da paróquia do Cohatrac a santuário é uma gratificação a Deus pelos dons recebidos por nós que pertencemos a essa comunidade”. Declara.

Padre Ribamar, vigário paroquial, ressalta a importância e preparação para a elevação, “o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré do Cohatrac é um desafio para todos nós, precisamos oferecer uma vida de fé maior ao nosso povo”. Disse.

Santuário

A paróquia vem se preparando para este momento e uma das medidas tomadas para isso é a realização de obras de ampliação da Igreja matriz. O projeto também prevê alterações nas instalações das suas capelas. A primeira etapa das obras já está concluída, onde foi feita a instalação dos doze pilares principais, seis de cada lado da igreja, que servirão de base para a cobertura do novo templo. Com a ampliação da edificação, será possível acolher aproximadamente 1400 pessoas sentadas.

Em breve toda a comunidade católica poderá conferir o resultado das obras de adequação da Igreja. O Santuário é não só uma obra humana, mas também um sinal visível da presença de Deus invisível.

O Santuário oferece um precioso serviço da Igreja local, cuidando, sobretudo, da proclamação da Palavra de Deus, da celebração dos sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia. Este serviço exprime e vivifica os vínculos históricos e espirituais que os santuários têm com as Igrejas, no meio das quais surgiram, e requer a plena inserção da ação pastoral realizada pelo santuário na dos bispos, com a particular atenção àquilo que em maior medida atém ao “carisma” do lugar e ao bem espiritual dos fiéis, que para ali se dirigem em peregrinação.

Revitalização

Em outubro de 2019, a paróquia retomou as obras de ampliação da igreja matriz, nesta etapa estava previsto o levantamento de grandes colunas que farão parte de sua nova fachada. A primeira etapa já está concluída, sendo instalados doze pilares principais, seis de cada lado da igreja que servirão de base para o novo templo.

A Praça Nossa Senhora de Nazaré será completamente revitalizada por meio do Governo do estado. O secretário de Cidades, Rubens Pereira Júnior assinou em outubro do ano passado a ordem de serviço. A Praça está localiza em frente a igreja matriz e geralmente é utilizada para eventos da paróquia e outras atividades da comunidade do Cohatrac.