Paróquia Espírito Santo do Alto Timbira recebe novo pároco em missa nesse sábado (14)

(Padre Olívio Majdalani recebendo a bandeira do Espírito Santo da Paróquia | Fotos: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Na noite desse sábado (14), às 19h, na igreja matriz da Paróquia Espírito Santo do Alto Timbira, aconteceu a posse canônica do padre Olívio Majdalani como novo pároco.

(Momento da entrega da Paróquia por dom Gilberto ao padre Olívio Majdalani | Foto: Ruan Balzac)

A missa foi presidida por dom Gilberto Pastana, Arcebispo de São Luís do Maranhão, e concelebrada pelo padre Hamilton Silva, ex-pároco do local, padre Ivanildo Barros, pároco da Paróquia São João Batista do Vinhais Velho, padre Rodrigo Gutemberg, Reitor do Seminário São João Maria Vianney, padre Carmelino Farias, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e padre Cláudio Correia, pároco da Paróquia Santa Teresina. A cerimônia foi assistida ainda por diáconos permanentes e alguns seminaristas da Arquidiocese.

Estiveram presentes na Assembleia fiéis da paróquia Nossa Senhora do Rosário, bairro João de Deus, administrada até então pelo padre Olívio e que, a partir desse domingo (15), terá como novo pároco o padre Hamilton Silva. Também participou da Missa o ex-deputado Afonso Manoel, um dos políticos católicos que sempre estão presentes nos momentos importantes da Igreja local.

Alguns párocos também participaram com seus fiéis da celebração. O que fez do momento um verdadeiro encontro de família, família Arquidiocesana. Foi o caso do padre Everaldo Araújo, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Centro, que prestigiou o momento junto com suas ovelhas. E fez questão de registrar no Álbum de família.

(Padre Everaldo Araújo com fiéis de sua paróquia e padre Olívio Majdalani )

Durante a homilia, dom Gilberto ressaltou que o pároco é a pessoa que representa o Arcebispo em uma paróquia, e que para uma Arquidiocese como a de São Luís do Maranhão, com mais de 600 mil fieis católicos, segundo o último CENSO do IBGE, o número de paróquias deveria ser, no mínimo, o dobro do que já existe, 57 Paróquias.

Dom Pastana lembrou, porém, que para se ter mais paróquias, é necessário ter mais padres. E para isso, por sua vez, os padres devem nascer das famílias, crescer em nossas comunidades, nascerem de nossas paróquias.

A cerimônia seguiu com os ritos de leitura da provisão, renovação dos votos de obediência do padre Olívio ao Arcebispo, e entrega das chaves da Igreja, entrega do confessionário, da pia batismal, e do sacrário.

Representantes de cada uma das comunidades entregaram uma vela, representando a chama da fé que juntas formam a Paróquia.

Padre Olívio e dom Gilberto receberam da comunidade também o símbolo do Espírito Santo, o que foi um dos vários momentos bonitos e significativos da celebração.

No final da celebração, os fieis da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo e Espírito Santo do Alto Timbira, prestaram homenagem ao padre Olívio.

Veja alguns trechos da homilia de dom Gilberto Pastana, que está disponível, em vídeo, em nosso canal do YouTube:

"Hoje vocês recebem o padre Olívio como o seu novo pastor. Nós somos muito tentados a fazermos comparações. Mas cada um é único. Deus tem essa grande capacidade de criar cada um com a sua personalidade, com o seu caráter.

O importante é convivermos bem em vista daquilo que nós queremos. E que nós queremos? Nós queremos o Reino!

Todos nós devemos nos empenhar para construir o Reino. É em vista desse Reino que todos nós devemos trabalhar, pastores e fiéis. E colocarmos todos os dias a serviço do seu Reino".

Transmissão e homilia completa, assista em: