Paróquia de Sant’Ana (Angelim) realiza a 13ª Assembleia Paroquial de Pastoral

( Foto: César Júnior)

No sábado (04), a Paróquia de Sant’Ana, Forania Nossa Senhora de Nazaré, no Angelim, realizou a 13ª Assembleia Paroquial de Pastoral. Inspirado na Assembleia Arquidiocesana, o encontro teve como tema “Comunidade Eclesial Missionária” e contou com uma programação voltada para a apresentação das diretrizes de evangelização e para o planejamento das atividades pastorais no ano corrente.

Cerca de 100 paroquianos participaram da Assembleia, que contou com fieis das expressões eclesiais presentes na paróquia, oriundos das cinco comunidades: Matriz, São Luís Rei de França, Santa Clara, São Francisco e São Benedito.

Os trabalhos tiveram como base as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE), propostas pela CNBB que apresenta a imagem bíblica da casa como referência para a comunidade, lugar de acolhida, de amor, de pertencimento e de envio.

Padre Lindomar Santos, pároco da Paróquia Sant'Ana, falou sobre os pilares que devem sustentar a comunidade: a Palavra, o Pão, a Caridade e a Ação Missionária, destacando que a paróquia é o lugar de encontro das muitas comunidades humanas que formam a Igreja.

O método utilizado no encontro foi o Ver, Julgar e Agir, que foi conduzido pelos coordenadores do Conselho Paroquial de Pastoral, Carlos Alves Júnior (coordenador) e Walter de Carvalho Junior (vice), e pelo Diácono José Ribamar Ribeiro que também apresentou como os pilares foram desdobrados em dimensões pastorais e direcionados para ação na Arquidiocese e na Forania Nossa Senhora de Nazaré.

Em cada uma das etapas do método, os participantes da Assembleia se reuniram em grupos de trabalho para analisar a realidade da paróquia e propor ações de evangelização.

Como fruto dos trabalhos foi elaborado o calendário paroquial de pastoral para o ano de 2023 (clique aqui), importante instrumento de planejamento e coordenação para as diversas expressões eclesiais que formam a paróquia.

A 13º Assembleia Paroquial de Pastoral da Paróquia de Sant’Ana encerrou com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento que foi conduzido pelo Diácono José de Ribamar Campos, seguido de um jantar de confraternização.

Texto produzido a partir de informações da Pascom Paróquia Sant'Ana. Veja mais fotos em nossas redes sociais.