top of page

Paróquia São Paulo Apóstolo (Renascença) celebra Crisma de turma com 101 fiéis


(Crisma na paróquia São Paulo Apóstolo, Renascença II | Fotos: Pascom Paróquia São Paulo Apóstolo)

Na última quinta-feira (3), uma turma com 101 paroquianos da paróquia São Paulo Apóstolo, Renascença, Arquidiocese de São Luís do Maranhão, receberam o sacramento da Crisma pelas mãos dom Gilberto Pastana, arcebispo, que concelebrou a com o padre Antônio José Soares, vigário da Arquidiocese e pároco da paróquia São Paulo Apóstolo.



A turma foi formada por jovens, com idade de 15 a 17 anos e adultos de 20 a 60 anos, e uniu participantes das três comunidades da paróquia, que correspondem às comunidades São Paulo Apóstolo (matriz) no bairro Renascença, comunidade São Luís Rei de França, Calhau e comunidade São Marcos, Ponta do Farol. Na condução dos encontros dos jovens, os catequistas Ribamar Monteles Júnior e Rafael Travassos. Já a turma de adultos teve como catequistas Mauro Oliveira, Janaína Oliveira, Camilla Figueiredo, Conceição Amorim, Lilian Lobo, Thiago Ferreira e Fernando Coan. Este último, coordenador da Crisma na paróquia São Paulo Apóstolo.


Os catequistas da paróquia possuem uma vida participativa na comunidade, alguns até passaram por todos os sacramentos, desde crianças e hoje servem na paróquia. Monteles Júnior, por exemplo, catequista da Crisma para jovens, fez todos os sacramentos na paróquia e hoje, já maduro, serve como catequista de jovens. Ele conduziu a turma durante o período de formação, com encontros semanais, aos sábados e acompanhou a perseverança e crescimento do grupo.



Ao todo foram doze meses de preparação para a turma de adultos e 18 meses de preparação para a turma de jovens. Durante este período, todos receberam formação sobre o Catecismo da Igreja Católica, no Magistério da Igreja, na Sagrada Tradição e na Bíblia Sagrada.


Fernando Coan, coordenador da Crisma na paróquia São Paulo Apóstolo relata que existe uma busca grande pelo sacramento na paróquia, pelos mais variados motivos, para além do interesse em seguir com a preparação religiosa após a 1ª Eucaristia. Alguns buscam o sacramento da Crisma para poder contraírem o sacramento do matrimônio, o que precisam por condição terem os demais sacramentos. Além disso, existe uma busca pelos sacramentos na paróquia relacionada à dinâmica de mobilidade, pessoas que trabalham ou estudam próximo a Igreja, e que por este motivo, participar da paróquia se torna mais prático. Sobre esta experiência, Fernando partilha:



Testemunhos dos crismados


Os crismados testemunharam ao site da Arquidiocese a alegria em terem recebido o sacramento. Ângela Cavalcante é da turma dos adultos e partilhou a grandeza que representou para ela este momento:


“O Sacramento da Crisma nos faz ter um crescimento espiritual. Nos fortalece na caminhada de ter Deus em nossas vidas. Antes era como se eu estivesse em um deserto, sem um rumo definido. E com a preparação para o sacramento foi como se eu recebesse o abraço de Deus dizendo 'Eu estou aqui'. O meu sentimento é de segurança de estamos no caminho certo”, declarou Ângela.

Maria Clara Ferreira, também da turma de adultos, partilhou a alegria desta nova fase de maturidade na fé que vive:


A Crisma está sendo um grande divisor de águas na minha vida...Aprendi muito sobre os ensinamentos de Jesus, sobre os sacramentos, sobre como somos dependentes do Espírito Santo".

Os jovens também tiveram o coração transbordante em agradecimento. Valentina Gomes, 15 anos, deu um bonito relato de seu sim maduro na fé:


"Minha experiência pessoal de preparação para o recebimento do sacramento da Crisma foi, com toda a certeza, um marco em minha vida como cristã. Isto porque, em todos os sábados da preparação, eu e minha turma contamos com a disponibilidade de catequistas os quais, com muita dedicação, compromisso e cheios da presença do Espírito Santo, levaram-nos a novos e mais profundos conhecimentos acerca do verdadeiro significado de ser cristão, bem como sobre a imensurável importância do sacramento com o qual estamos sendo agraciados. Ao receber a Crisma ou Confirmação, como o próprio nome já diz, o cristão reafirma sua fé e sua vontade de permanecer no caminho de Deus, comprometendo-se a viver de acordo com a Palavra, e espalhando-a ao longo de sua caminhada. Por isso, cabe a cada um de nós, crismandos, a partir de agora, sermos cada vez mais presentes na Igreja e vivermos segundo os ensinamentos do Pai, evangelizando e levando a Palavra a todos que venham a cruzar nossos caminhos"

Daniele Rahbani, 16 anos, também relatou o mesmo transbordamento de gratidão:




Após crismados, os jovens e os adultos estão sendo motivados a ingressares nas pastorais e movimento existente na paróquia.


Veja mais fotos da Crisma em nossas redes sociais.


Igreja São Paulo Apóstolo




コメント


bottom of page