top of page

Paróquia São Maximiliano Kolbe (Vinhais) terá missa de apresentação do pároco no dia 05 de fevereiro


A Paróquia São Maximiliano Kolbe, bairro Vinhais, realiza no próximo dia 05 de fevereiro, domingo, às 18h, missa de apresentação do novo pároco, padre Gutemberg de Sousa Feitosa, transferido no início do ano (02/01) da Paróquia e Santuário São José de Ribamar.


Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, será o presidente da celebração, que deverá contar com a presença das comunidades que, junto com a Igreja Matriz, formam a Paróquia: Comunidade Nossa Senhora das Graças, no Planalto Vinhais II, Comunidade Nossa Senhora dos Mártires, na Vila Menino Jesus de Praga, e Comunidade São José Cupertino, no Alto do Calhau. Além de todas as expressões eclesiais (Pastorais, Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades) que dão vida às comunidades.


Sobre a Paróquia São Maximiliano Kolbe


A Paróquia São Maximiliano Kolbe completou no dia 9 de dezembro de 2022, 10 anos de ereção canônica. Até então, era administrada pelos padres da Milícia da Imaculada, que deixaram marcas características do seu santo fundador, São Maximiliano, o forte apostolado através dos meios de comunicação social.


Durante esses dez anos à frente da São Maximiliano Kolbe, os padres da Milícia da Imaculada já foram responsáveis pela direção da Rádio Educadora AM na Arquidiocese, realizaram mobilizações em cinemas da cidade para consumo e divulgação de produções católicas nacionais e internacionais, que foram lançadas na capital maranhense - Filme "Duas Coroas", que conta a história do fundador da Milícia da Imaculada, e "Corações Ardentes", documentário sobre as aparições do Sagrado Coração de Jesus no mundo; além de graverem CD's com renda destinada aos trabalhso sociais desenvolvidos pela paróquia.


Até dezembro de 2022, a Paróquia mantinha a transmissão da Santa Missa em Seu Lar, veiculada pela TV Difusora (Sbt), trabalho que foi realizado por um período de dois anos.


Uma outra característica dessa comunidade eclesial missionária, é a inserção na vida da comunidade local, onde prestam auxílio humanitário às comunidades do entorno que sofrem com a situação de vulnerabilidade social, além de realizarem visitas de assistência espiritual e material na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais, e na Unidade Socioeducativa Canaã.


Também possuem um grupo de distribuição de sopa e roupas à população em situação de rua, no Centro de São Luís.


Comunidades eclesiais da Paróquia


1- São Maximiliano Maria Kolbe ,Vinhais.

Rua 35, 10A, Vinhais, São Luis-MA, 65.070-810


2- Nossa Senhora das Graças, Planalto Vinhais II.

Rua A, Planalto Vinhais II, 15, Vinhais, São Luis-MA, 65.063-000


3- Nossa Senhora dos Mártires, Vila Menino Jesus de Praga.

Vila Menino Jesus de Praga, Rua Um, 5, Vinhais, São Luis-MA, 65.070-160


4- São José de Cupertino, Alto do Calhau.

Rua Nove, 558-606, Alto do calhau, São Luis-MA, 65.071-359.


Padre Gutemberg Feitosa - Novo pároco da Paróquia São Maximiliano Kolbe


Padre Gutemberg de Sousa Feitosa, é codoense, filho de Raimundo Gomes Feitosa e Juvenilda Melo de Sousa Feitosa, e possui dois irmãos, Leandro de Sousa Feitosa e Gustavo Zonias de Sousa Feitosa.


Além de graduado em Filosofia e Teologia pela Faculdade católica Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), é bacharel em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde também é mestre em Comunicação. Acumula ainda o título de especialista em Catequética (IESMA), e em Comunicação e Oratória Básica, e Locução e apresentação, ambas pelo Senac. Sua formação inicial se deu na Escola Santa Filomena, das Irmãs Missionárias Capuchinhas, em Codó, e cursou o Ensino Médio no Liceu Maranhense, em São Luís.


Em 2022, concorreu entre os finalistas da 54ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB, na Categoria Papa Francisco - que contempla teses e dissertações - com a dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação da UFMA, mestrado profissional em Comunicação, que tem como título: "Migração de Rádio: do AM ao FM, tradição, inovação e reconfiguração na Rádio Educadora do Maranhão".


Antes de decidir pela vida religiosa, padre Gutemberg foi coroinha na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, e chegou a participar de atividades na Comunidade Católica Shalom. Onde, inclusive, quando jovem, chegou a integrar uma banda de música católica, apresentando-se em edições primárias do Festival Halleluya como atração local.


No dia 19 de setembro de 2009, foi ordenado presbítero pelas mãos de dom José Belisário OFM, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, Anjo da Guarda, em São Luís. Seu lema sacerdotal é "Fazei isto em memória de mim" (Lc 22, 19).


Em 2009, foi nomeado pároco solidário da Paróquia e Santuário São José de Ribamar, e em 2011, Vice Reitor. É diretor administrativo da Rádio Educadora do Maranhão, diretor de jornalismo do Jornal do Maranhão, e já exerceu a função de diretor espiritual arquidiocesano da Pastoral da Comunicação.


Endereços digitais da Paróquia São Maximiliano Kolbe:



Como chegar?




bottom of page