top of page

Paróquia São João Calábria: Jovens testemunham a alegria de receberem o sacramento da Crisma


(Crisma na paróquia São João Calábria, Cidade Operária | Foto: Antônio Mota Neto, Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

No último sábado (29), a paróquia São João Calábria, Cidade Operária, realizou o Sacramento da Crisma de uma turma formada por 91 jovens, das oito comunidades que formam a paróquia. Turma que começou no ano de 2020, porém, com a pandemia, precisaram adiar o recebimento do sacramento. O que foi acontecer apenas neste ano.


A Missa foi presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, concelebrada pelo vigário da paróquia, padre Paulo Henrique Carvalho e assistida pelos diáconos permanentes Silvio Tavares, da Catedral e Jondauto Maia, da paróquia São João Calábria. A transmissão da Missa foi feita pela Pastoral da Comunicação da Paróquia São João Calábria e está no canal do YouTube da paróquia.



Após a celebração, chamou a atenção a manifestação espontânea de crismados que vieram a público testemunhar a alegria de estarem dando um passo mais maduro na caminhada como cristãos. Foi o caso dos jovens, Beatriz Fonseca (15 anos) e Rennan Santos (23 anos).


Beatriz, que agora se prepara para ser catequista na paróquia, deu um depoimento ao nosso site, falando sobre o que muda agora depois da Crisma.


(Ana Beatriz Santos, recebendo o sacramento da Crisma | Foto: Arquivo Ana Beatriz)

Testemunhos dos crismados


Site - Recebendo o sacramento do Crisma, qual a tua resposta agora na paróquia e na tua vida?


Beatriz - Em Mt 5,13-16., Jesus nos fala “voz sois sal da terra“, mostrando que assim como usamos o sal para preparar um alimento podemos ajudar a preparar o mundo para o senhor. Jesus também diz “vós sois Luz do mundo”, revelando que ninguém acende uma vela para escondê-la mas sim a coloca num candeeiro onde ela brilha para todos. Então assim como o Senhor disse vós sois o sal da terra e luz do mundo, eu serei em minha vida e paróquia.


Quando estava no meu processo para o sacramento da Crisma, senti o chamado de Deus para ser catequista, como uma luz forte me dizendo: “Segui-me pois Eu Sou Jesus, O Todo Poderoso que te guia pelas trevas e mostra-te o caminha de luz, para você ajudar a preparar e iluminar o mundo, agora como missionária do Senhor.


Irei ensinar e guiar jovens e crianças através da sabedoria e da ciência, dons do Espírito Santo, assim ajudando a preparar o mundo para Deus.


Site - O que você sentiu recebendo o sacramento?


Beatriz - Eu senti o Espírito Santo quando bispo (dom Gilberto Pastana) mandou os crismando se ajoelharem e pedirem para que Deus intercedesse e enviasse os dons do Espírito Santo sobre nós. Ali, naquele momento, eu senti como se Ele (O Espírito Santo) estivesse me abraçando, como se Ele dissesse: “Eu estou aqui, eu estou aqui para te receber. Eu estou aqui para te guiar através dos dons”.


Outro momento tocante foi quando o bispo tocou o dedo em minha testa ungindo com o óleo e disse: “Recebe por este sinal o Espírito Santo, o dom de Deus”. Eu falei: “Amém”. Ali eu me senti coberta do Espírito Santo, foi emocionante.


Um outro testemunho emocionante foi o do jovem Rennan Santos. Rennan é cerimoniário na Catedral de São Luís, e recebeu o Crisma com grande alegria. No domingo (30), um dia depois do sacramento, em sua rede social, dedicou um post em áudio aos amigos, para testemunhar o momento de graça.




Mensagem de Agradecimento - Rennan Santos


“Deixais-vos guiar pelo Espírito.” (Gl 5, 16)


Queridos irmãos e irmãs, com o coração cheio de alegria e gratidão, envio essa saudação para agradecer as felicitações, a oração fraterna, o carinho, os abraços e participação na celebração de minha Crisma.


Agradeço a Deus, nosso Pai, pela oportunidade de vivenciar a Confirmação do meu Batismo, rendendo graças também pelo dom da vida. Agradeço aos meus familiares pelo incentivo na caminhada cristã e por todo apoio até aqui. Agradeço aos irmãos de minha comunidade, São João Calábria, sobretudo os agentes de pastorais e catequistas pela celebração dos sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Eucaristia e Confirmação. Agradeço aos amigos que participaram da celebração e aos que não participaram, mas estavam em oração por esse momento.


Um agradecimento significativo aos irmãos e irmãs da Igreja da Sé - Catedral de São Luís, por terem me acolhido tão fraternalmente e deixarem suas marcas positivas em meu coração. Essa comunidade, esteve em peso na celebração sacramental e, certamente, com as orações e súplicas por mim.


Hoje, um dia após a celebração, fui bem recebido e felicitado pela ocasião de ontem. Agradeço aos meus confrades cerimoniários, aos irmãos e irmãs paroquianos tão afetuosos, amorosos e acolhedores, ao diácono Silvio Carlos e ao meu padrinho, padre Roney Carvalho. Minha profunda gratidão por todos os irmãos e irmãs dessa comunidade paroquial de Nossa Senhora da Vitória.


Por fim, agradeço ao Arcebispo Metropolitano de São Luís do Maranhão, dom Gilberto Pastana, por ter celebrado esse momento tão importante para a minha caminhada cristã, numa data tão especial - o seu aniversário natalício.


Agradeço pelos ensinamentos, pela proximidade fraterna, pelo carinho e por incentivar a fé com obras concretas, a partir do testemunho missionário e evangelizador do cristão. Que nos deixemos guiar pelo Espírito Santo de Deus.


Muito obrigado por tudo!

Forte abraço e fiquem bem!

תגובות


bottom of page