Começou nesta sexta-feira (14), o 23º Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo (ECC), que acontece até domingo (16), no Multicenter SEBRAE, Cohafuma, na capital maranhense, com o tema “Matrimônio, dom de Deus, um caminho para a Santidade”.
O Congresso iniciou às 18h30, com o credenciamento das caravanas, onde foram registrados todos os 19 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A mesa de abertura foi composta pelo anfitrião do Congresso, dom Gilberto Pastana, por dom Adair José Guimarães, bispo de Formosa (GO) e referencial do ECC no Brasil, além dos casais representantes do ECC em nível nacional, os do Regional NE5 e os respectivos diretores espirituais, padre Crizantônio Silva e padre Ivanildo Barros, do Regional e da Arquidiocese, respectivamente.
Após os ritos de acolhida inicial, aconteceu a primeira palestra, que foi ministrada por dom Gilberto Pastana e teve como título o tema do Congresso. Em sua fala, dom Gilberto abordou a aspectos que relacionam a vida de santidade com o exercício do batizado, reforçando que pelo sacramento do matrimônio, este compromisso também precisa ser exercido. O arcebispo de São Luís do Maranhão levantou alguns valores que parecem perdidos na sociedade atual, como o exemplo da vida de oração dos pais e exortou os presentes a viverem o batismo no mundo, para transformarem a sociedade e darem testemunho Cristo.
Dom Gilberto tocou ainda no assunto sobre as condições sociais, muitas vezes precárias, nas quais muitas famílias vivem atualmente e na violência doméstica, que ainda afeta muitos lares. Por fim, falou do individualismo que promove uma espécie de privação, onde os que cristãos, quando não vivem de forma coerente com o Evangelho, acabam por fazer com que o mundo seja privado dos valores do Evangelho. E acrescentou:
“É preciso um esforço mais responsável e generoso, que consiste em saber expor os motivos e as razões em se optar pelo matrimônio, em se optar pela família, para que as pessoas estejam mais preparadas para responder a graça que Deus lhe oferece”, enfatizou dom Gilberto.
Após a palestra, os congressistas rezaram a Liturgia das Horas e foram conduzidos às casas que os acolherão.
Na programação do segundo dia, sábado (15), está previsto Santa Missa, palestras e círculos de estudos, concluindo com a Liturgia das Horas. Entre os temas ministrados estão: “O engajamento paroquial da família como fonte perene de vocações” e “Fé e Razão: a evolução da obra de Deus”.
A transmissão dos momentos abertos do encontro será feita pelo canal do YouTube do XXIII Congresso Nacional ECC e pelo canal do YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão (CLIQUE AQUI)
Quem quiser assistir a pregação desta sexta-feira (14), pode acessar um dos dois canais. A minutagem da palestra de dom Gilberto Pastana começa a partir de 1h e 46 minutos.
Veja programação completa no site do XXIII Congresso Nacional do ECC: https://23congressonacionaldoecc
Comments