top of page

Padres novos do Regional Nordeste 5 realizam Encontro anual em São Luís


(Novos padres do Regional Nordeste 5, Missa no Residencial Vinhais | Foto: Ana Noleto, paróquia São João Batista)

De 5 a 8 de fevereiro, na Casa de Retiro Oásis, em São Luís, acontece o Encontro anual de novos padres do Regional Nordeste 5, em preparação para o 19º Encontro Nacional de Presbíteros, que acontecerá de 24 a 30 de abril deste ano, em Aparecida (SP).


O assessor do encontro é o bispo dom Benedito Araújo, da Diocese de Guajará-Mirim (RO), Regional Norte 2, mas o encontro conta ainda com o bispo referencial dos diáconos e presbíteros do Regional NE5, dom Sebastião Bandeira, bispo da Diocese de Coroatá, que concelebrou com dom Benedito a Missa desta terça-feira (6), na igreja Nossa Senhora de Fátima, no Residencial Vinhais, paróquia São João Batista de Vinhais.



Concelebraram ainda na Missa, o pároco e o vigário da paróquia anfitriâ, São João Batista de Vinhais Velho,  padre Ivanildo Barros e padre Clauber Lima, respectivamente. Também estavam presentes na celebração padres com mais de 10 anos de ordenados, da Arquidiocese de São Luís do Maranhão e de outras dioceses, que foram prestigiar o encontro. Na assembleia, participaram ainda os dois seminaristas que serão ordenados diáconos transitórios, próximo dia 10 de fevereiro, na paróquia Nossa Senhora da Penha, no Anjo da Guarda: Fellipe Augusto dos Santos Correa e Luís Alberto Silva Pinheiro.


O Encontro dos padres novos acontece com o objetivo de reunir e oferecer formação, fortalecer na oração e na vivência fraterna, aos padres do estado do Maranhão de 0 a 10 anos de ordenados.


Entre os padres novos estão três, dos quatro padres da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, que foram ordenados no dia 11 de novembro de 2022: padre Brayan Robson Verde, padre Emanuel de Jesus e padre Lucas Gomes. Padre Ramon Henrique Pereira, que também se ordenou em 2022, está em missão na Diocese de Guajará-Mirim, pelo projeto Igrejas Irmãs, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).



A benção final da Missa foi dada padre Marinaldo Neto, presbítero da Diocese de Pinheiro, que celebra neste mês de fevereiro um mês de ordenado. Ao ser entrevistado por nossa equipe, padre Marinaldo falou de sua alegria e da importância de encontros como este para os presbíteros.


"A nossa família é o presbitério, da nossa Diocese e porque não dizer do mundo inteiro? Afinal, os padres são todos irmãos. Participarmos, portante, desse momento (do retiro) é gratificante, enriquecedor e nos faz amar cada vez mais o nosso ministério", enfatizou padre Marinaldo Neto.

Veja mais fotos do encontro nas redes sociais da Arquidiocese e do Regional Nordeste 5.


Comments


bottom of page