Padre Sérgio Henrique Mello é o novo exorcista da Arquidiocese de São Luís do Maranhão

(Foto: João Victor da Silva/Seminário São João Maria Vianney)

Nesta quarta-feira, 03/08, dom Gilberto Pastana emitiu uma Provisão nomeando padre Sérgio Henrique Garcia de Braga Mello, como exorcista da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. A função estava vacante e era exercida anteriormente pelo finado padre capuchinho, frei Rogério Beltrami de Milão (Santinho), falecido há dois anos.

Toda Diocese precisa de um exorcista e a função, para ser exercida, requer uma formação específica. Desde o ano de 2005, o Instituto Sacerdos, da Pontifícia Universidade Regina Apostolorum, em Roma, com colaboração do Grupo de Pesquisa e Informação Sociorreligiosa (GRIS), de Bolonha, tem realizado essa tarefa de formar exorcistas. A Sacerdos tem como missão, oferecer de modo permanente formação para padres do mundo inteiro, e realizam o único curso oficial que existe, o curso de "O ministério de exorcismo e a Oração de Libertação".

O curso aconteceu neste ano entre os dias 11 e 21 de maio, e possui com conteúdo acadêmico e interdisciplinar. Na grade curricular, encontram-se disciplinas que contemplam aspectos antropológicos, fenomenológicos, sociais, teológicos, litúrgicos, canônicos, pastorais, espirituais , médico, neurocientífico, farmacológico, simbólico, criminológico, jurídico e jurídico do ministério de exorcismo e da oração de libertação.

Padre Sérgio recebeu a Provisão da Arquidiocese neste ultimo dia 03 de agosto, quarta-feira, conforme pede o Código de Direito Canônico, Cân. 1172:

"Ninguém pode legitimamente exorcizar os possessos, a não ser com licença especial e expressa do Ordinário do lugar. § 2. Esta licença somente seja concedida pelo Ordinário do lugar a um presbítero dotado de piedade, ciência, prudência e integridade de vida".

Quem é o novo exorcista da Arquidiocese de São Luís do Maranhão?

Padre Sério Henrique Garcia de Braga Mello, 69 anos, foi ordenado padre no dia 31 de maio de 1986, há 36 anos, é natural do Rio de Janeiro, e desde o ano de 2017, é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Maracanã.

Mestre em Sagrada Escritura, padre Sérgio Henrique vem a colaborar com um importante serviço para a Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Rezemos por sua missão!