Na manhã desta quarta-feira (12) foi anunciada a nomeação, dada pelo Papa Francisco, de padre Ivanildo Oliveira Almeida, presbítero da Diocese de Imperatriz (MA), como o novo bispo da diocese de Cametá (PA).
Localizada no Norte oriental do Pará, a Igreja particular de Cametá, Regional Norte 2, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi criada no dia 6 de fevereiro de 2013, há 10 anos, e possui como padroeiro São João Batista.
Desde março 2022 a Diocese de Cametá estava vacante, após o Papa Francisco ter nomeado dom José Altevir da Silva como bispo prelado de Tefé. Em maio de 2022, em caráter provisório, o Santo Papa nomeou como administrador apostólico de Cametá, o bispo da Diocese de Abaetetuba, dom Maria Chaves dos Reis, que passou a responder pelas pelas duas Dioceses.
Atualmente Cametá está dividida em quatro áreas pastorais: São Lucas, São Marcos, São Paulo e Maria Mãe dos Povo. Em março deste ano, dom Gilberto Pastana de Oliveira, esteve como pregador do retiro dos padres das Dioceses de Abaetetuba e da Diocese de Cametá, que devido o contexto excepcional, realizaram juntos o retiro.
Padre Ivanildo é atualmente diretor geral do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (Iesma) e será o terceiro bispo diocesano de Cametá.
Biografia
Padre Ivanildo Oliveira Almeida é maranhense, do município de Arame, localizado a 449km de distância da capital maranhense. Nascido no dia 25 de março de 1972, entrou no Seminário Maior Santo Antônio, em São Luís, no ano de 1994. É graduado em Filosofia (1997) e Teologia (2001), tendo feito as duas graduações no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (Iesma), lugar onde ele hoje ocupa a função de diretor.
Ordenado presbítero no dia 22 de dezembro de 2001, em sua trajetória de padre, atuou em paróquias da cidade de imperatriz, sede da Diocese de nome homônimo, até o ano de 2008, período em que foi morar em Roma, para cursar o mestrado em Direito Canônico, na Pontifícia Universidade Lateranense.
Em 2011, foi nomeado reitor do Seminário Maior Bom Pastor, diocese de Imperatriz. No ano de 2012, começou a lecionar Direito Canônico no Iesma e em 2013, foi nomeado vigário judicial do Tribunal Regional Eclesiástico do Maranhão. Até o dia em que recebeu a notícia da nomeação do Papa Francisco para ser bispo de Cametá (PA), padre Ivanildo está como diretor geral do Iesma.
Comments