top of page

Padre Hamilton Sobreira assume a paróquia Nossa Senhora do Rosário (bairro João de Deus)

(Padre Hamilton Sobreira, novo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário | Fotos: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Em uma celebração presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, na presença da antiga paróquia que administrava, Espírito Santo do Alto Timbira, e de sua família, padre Hamilton Sobreira tomou posse nesse domingo (15) da administração da paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro João de Deus.


A cerimônia, que durou 2 horas, 38 minutos e 08 segundos, aconteceu na igreja Matriz da paróquia, e embora com grande chuva, as seis comunidades que formam a paróquia estiveram presentes.


Além da presença da Paróquia Espírito Santo do Alto Timbira, a antiga Paróquia do padre Hamilton, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, do município de Rosário, Forania São Benedito, região continental da Arquidiocese, também esteve presente na celebração.


(Padre Hamilton e fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, município de Rosário)

A Missa foi concelebrada pelo padre Olívio Majdalani, pároco da Paróquia Espírito Santo do Alto Timbira (antiga paróquia do padre Hamilton), padre Rodrigo Gutemberg, Reitor do Seminário São João Maria Vianey, padre Antônio José, pároco da Paróquia São João, Centro, padre Everaldo Araújo, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Centro, padre Cláudio Correia, pároco da paróquia Santa Teresinha, Filipinho, e frei Rodrigo, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cohab, da Forania Nossa Senhora de Nazaré.


(Dom Gilberto Pastana e padres que concelebraram)

Os diáconos permanentes da comunidade auxiliaram a celebração, que foi assistida também por seminaristas e acólitos.


(Acólitos e seminaristas que assistiram a celebração de posse canônica do padre Hamilton Sobreira)

Após os ritos que compõem a celebração - entrega da chave da Igreja, a pia batismal, o confessionário, o altar e o sacrário - cada comunidade da paróquia entregou um estandarte com o santo padroeiro do local: Santo Antônio, São Francisco de Assis, São João Bosco, Santa Teresinha, Nossa Senhora da Conceição e a matriz, Nossa Senhora do Rosário.



O compositor e intérprete Francisco Pinto, paroquiano da Paróquia Nossa Senhora do Rosário , cantou a música que fez para padre Olívio Majdalani. O artista, que integra equipe arquidiocesana de liturgia, é compositor e criador de uma das músicas cantadas no festejo da padroeira da Matriz - canção executada como música de entrada na celebração de posse canônico desse domingo.



Ao se aproximar do final da Missa, padre Hamilton agradeceu todas as homenagens e a acolhida, e prestou um bonito momento de agradecimento à sua mãe, e ao irmão no ministério presbiteral, padre Everaldo Araújo, que representou nesse momento os presbíteros da Arquidiocese.


"Estar aqui parte de uma experiência de família e da comunidade", testemunhou padre Hamilton. Que acrescentou o dado curioso, o de que padre Everaldo e ele também serviram como acólitos quando jovens. Período em que discernimento a vocação e entraram no seminário.

O novo pároco da Nossa Senhora do Rosário também pediu à comunidade que o recebe duas coisas: paciência e oração. A paciência por ser uma virtude que tende a produzir conhecimento e intimidade. E oração, necessária para a nova fase que iniciam.


"Rezem! Rezemos juntos! Rezem por mim, pois eu estou rezando por vocês desde que soube que viria para está comunidade", pediu o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

A fala de padre Hamilton responde à homilia de dom Gilberto Pastana, que reforçou o texto da provisão que foi lida para a assembleia durante o rito de posse. Que ao pároco cabe administrar dois conselhos muito importantes em todas as paróquias: O Conselho Administrativo e o Conselho Paroquial.


Dom Gilberto recordou que do Conselho Paroquial se espera que vivam como uma família, que pensem a paróquia como irmãos, e que a construam pastoralmente em prol do Reino de Deus, e não de projetos pessoais ou individualistas.


"Deve (o Conselho Pastoral) ser mais do que um conselho, mas uma comunidade de irmãos, que pensa, que reza, que planeja a ação evangelizadora da Paróquia. Que fazem isso a partir de conhecerem a Paróquia. Evitando o individualismo, que cria a concorrência interna, que não revela solidariedade, que revela competição...Nós devemos servir o Plano Paroquial, assim como a Paróquia vai estar em função do Plano Arquidiocesano", reforçou dom Pastana.

Quanto ao Conselho Administrativo, dom Gilberto fez a seguinte referência:


"O Conselho de administração não é só para cuidar das obras...A melhor construção é a nossa Igreja "povo". É a formação das nossas lideranças, dos nossos ministros, dos nossos catequistas, do nosso povo... Essa é a verdadeira construção! Isso não aparece. Quando se pinta uma Igreja todos vêm. Quando se fazem formações, como mensurar?", motivava em sua reflexão dom Gilberto.

Por fim, dom Gilberto motivou os presentes a motivarem a vida comunitária em torno do amor fraterno e da partilha da Palavra, da oração. Motivou os presentes a chamarem os vizinhos para rezaram um dia na semana, sentar em meio a correria, "desligar a televisão", "deixar o Whatsapp", dedicar tempo a Deus.


"Que essa comunidade possa crescer com o seu pastor. Em sabedoria e em graça diante de Deus", concluiu dom Gilberto, em tom amoroso de pastor.

A missa foi transmitida pelos canais do YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, e pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, João de Deus.




Comments


bottom of page