top of page

Padre Gutemberg Feitosa é empossado como novo pároco da Paróquia São Maximiliano Kolbe (Vinhais)


(Padre Gutemberg Feitosa no momento do recebimento da chave da Paróquia no rito de posse | Foto: Beatriz Fernandes, Pascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Em missa de Apresentação realizada nesse domingo (5), na Matriz da Paróquia São Maximiliano Kolbe, bairro Vinhais, padre Gutemberg Feitosa é empossado como novo administrador da Paróquia. A missa foi presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, e concelebrada pelo bispo emérito da Arquidiocese de Teresina (PI), dom Jacinto Brito. A missa foi transmitida pela TV Nazaré 43.1, Rádio Educadora 560Khz, e pelo canal do YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.


(Padre Gutemberg Feitosa e padre Cláudio Roberto Cruz recebendo a imagem de São José de Ribamar , entre as câmeras da TV Nazaré | Foto: Claúdio Roberto, São José de Ribamar)

Padre Gutemberg Feitosa recebeu o Sacramento da Ordem aos 28 anos, e há 13 anos, está a serviço de Deus e dos irmãos na Paróquia e Santuário de São José de Ribamar. Além da graduação em Teologia, Filosofia, e jornalismo, é mestre em Comunicação (UFMA), diretor de conteúdo da Rádio Educadora 560Khz, e diretor de jornalismo do Jornal do Maranhão.


Na Assembleia da celebração, estiveram presentes os paroquianos da Paróquia São Maximiliano Kolbe, e um grupo expressivo de paroquianos de São José de Ribamar, que vieram agradecer pelos anos de serviço dedicados pelo padre Gutemberg Feitosa no Santuário por 13 anos, logo após sua ordenação como presbítero na Arquidiocese de São Luís do Maranhão.


(Comunidades do Vinhais e de São José de Ribamar durante missa de apresentação do padre Gutemberg Feitosa | Fotos: Ribamar Carvalho e Beatriz Fernandes)


Além do padre Gutemberg Feitosa, novo Pároco da Paróquia São Maximiliano Kolbe, concelebraram também padres que estiveram presentes durante o processo de formação do padre Feitosa, padre Roney Carvalho, cura da Catedral, padre Clemilton Moraes, Reitor do Seminário Santo Antônio e presbíteros da Forania de São José de Ribamar, e os presbíteros da Forania São José de Ribamar e São Luís Rei de França, esta última, região da Paróquia São Maximiliano Kolbe.


(Dom Gilberto, dom Jacinto e presbíteros durante missa de posse canônica | Foto: Fábio José, Paróquia e Santuário São José de Ribamar)

Da Forania São José de Ribamar estavam presentes: padre Cláudio Roberto Santos Cruz e padre Danylo Fontinele, Reitor do Santuário São José de Ribamar, e pároco solidário de São José de Ribamar, respectivamente, e padre Eudo Costa Filho, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Moropóia. Já da Forania São Luís Rei de França, concelebraram: padre Ivanildo Barros, pároco da Paróquia São João Batista do Vinhais Velho, frei Wilton Rocha, pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, Cohajap, e padre Raimundo Trindade pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no bairro Cohafuma, e vigário da Forania.


(Dom Gilberto, dom Jacinto e presbíteros antes da celebração | Foto: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Auxiliaram na missa os diáconos Renato Fontoura, e diácono Joarez Moraes. E participaram ainda da celebração religiosos de diversas Paróquias da Arquidiocese.


Ritos da posse


Durante entrega da Paróquia, o novo administrador recebe das mãos do Arcebispo, após a leitura da provisão, o padre recebe o Evangeliário, beija o altar onde se celebra a eucaristia, como sinal de zelo pela Palavra de Deus, e pelo Corpo de Cristo, e ainda, recebe as chaves da porta da Igreja matriz da Paróquia, as chaves do Sacrário, a pia batismal e o confessionário.


( Padre Gutemberg Feitosa, dom Gilberto e a comunidade durante os ritos de posse canônica | Fotos: Ribamar Carvalho e Carmem Moreira)


Antes do rito de posse, dom Gilberto fez uma breve introdução, onde recordou a importância do momento: "Padre Gutemberg, recordando a sua ordenação sacerdotal, e recebendo essa função na Paróquia, ele renova o seu propósito de viver, com fidelidade, a missão a ele confiada". E concluiu:


"Padre Gutemberg Feitosa, eu o declaro solenemente empossado como pároco da Paróquia São Maximiliano Kolbe", assim selou o compromisso o Arcebispo, dom Gilberto.

Primeiras palavras de padre Gutemberg


"Meu coração transborda de gratidão", assim expressou sua alegria ao fazer o primeiro pronunciamento após empossado como novo pároco da Paróquia São Maximiliano Kolbe.


Durante sua fala, padre Gutemberg agradeceu os presbíteros presentes, citando a importância da acolhida de cada um, com agradecimento também pelos diáconos permanentes presentes, a quem ele ajudou durante a formação da primeira turma de diáconos permanentes da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.


(Padre Gutemberg Feitosa e padre Claúdio Roberto, registro minutos antes da celebração de posse canônica | Foto: Ribamar Carvalho)

Emocionado, padre Gutemberg agradeceu de modo particular ao padre Cláudio Roberto Cruz, Reitor do Santuário de São José de Ribamar, pelos 13 anos de vida presbiteral dedicado e acompanhado por ele no Santuário. Agradeceu também a família presente na celebração, e aos paroquianos que o acolhem agora na São Maximiliano Kolbe.


(Padre Gutemberg e sua mãe na missa de posse canônica, Paróquia São Maximiliano Kolbe | Foto: Ribamar Carvalho)

Recordou em sua fala as palavras do Papa Francisco, que de modo especial, neste mês, convida os católicos do mundo todo a rezarem pelas paróquias. E concluiu, dirigindo-se aos paroquianos, ao pedir a Deus que o conduza nesse período iniciado:


"Para que Ele me remodele e me faça o pastor que necessita. Eu vim para servir e caminhar. Quando errarmos, erraremos juntos, e vamos corrigir. Quando acertarmos, tudo será para a maior glória de Deus. E que essa paróquia seja casa da Palavra, casa do Pão, e casa da Caridade...Povo de São Maximiliano Kolbe, estou muito feliz por trabalhar com vocês!", disse padre Gutemberg.

(Conselho Pastoral, Administrativo e Financeiro da Paróquia São Maximiliano Kolbe | Fotos: Ribamar Carvalho)

Antes do encerramento da celebração, dom Gilberto convidou o Conselho Pastoral, o Conselho Administrativo e Financeiro da Paróquia, e convidou a todos presentes a rezarem a "Oração da família paroquial".


Após o encerramento, a Paróquia ofereceu um jantar a todos os presentes. A missa completa está disponível no YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. E as fotos do momento, nas redes sociais da Arquidiocese.


Horários de Missas


1- São Maximiliano Maria Kolbe ,Vinhais.

Rua 35, 10A, Vinhais.


Terça-feira e quinta-feira, 19h.


•Domingo, 7h e 18h.


2- Comunidade Nossa dos Mártires

Vila Menino Jesus de Praga, Rua Um, 5.


•Quarta - 19h


3- Comunidade Nossa Senhora das Graças

Rua A, Planalto Vinhais II, 15.


•Sábado - 19h


Missa votiva dia 27


4- São José de Cupertino

Rua Nove, 558-606, Alto do Calhau.


•Domingo - 9h


Celebração da Palavra

•Quarta-feira - 19h



Endereços digitais da Paróquia São Maximiliano Kolbe:


Como chegar?










bottom of page