top of page

Padre André Martins é nomeado novo reitor do Seminário São João Maria Vianney, Seminário Propedêutico da Arquidiocese




Dom Gilberto Pastana, Arcebispo de São Luís do Maranhão, nomeou nesta quarta-feira (20), padre André Luís Martins Santos, como novo reitor do Seminário São João Maria Vianney, Seminário Propedêutico da Arquidiocese, função que já exerceu quando foi vigário na paróquia e santuário Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac (2016-2019). A data para a cerimônia de posse deve se divulgada em breve nas mídias oficiais da Arquidiocese.


"Quando recebi a proposta de nomeação por parte de dom Gilberto, de ir para o Seminário Propedêutico, eu assumi com espanto, uma vez que já havia sido reitor deste seminário, mas, ao mesmo tempo, o lema da minha ordenação é retirado 'Eis-me aqui, Ó Deus, para fazer a tua vontade' (Hb 10,7) e é o que tento viver no meu dia a dia. Então, recebi com espanto, mas respondi sim, apesar das minhas limitações", disse padre André Luís, ao ser questionado sobre como havia recebido a notícia da nomeação.


Recém chegado da especialização em Direito Canônico, em Roma, padre André tende a colaborar com a experiência adquirida nestes três anos fora do País, sobretudo, no que diz respeito à convivência com padres de outros países, tendo acesso à outras realidades formativas.


Somado a esta vivência, a tese do padre André Luís, defendida na Universidade Lateranense, em Roma, foi "Formação sacerdotal. Estrutura dinâmica da formação nos seminários. Perspectiva jurídica-canônica", que tratava sobre a formação dos padres dentro do seminário, o que colabora para a função que exercerá agora, uma vez que amplia a visão sobre o processo de formação dos padres dentro do seminário, no que diz respeito, sobretudo, aos desafios.


Padre André Luís recebeu a notícia enquanto estava indo para uma Missão na Quase-Paróquia Nossa Senhora da Conceição, município de Primeira Cruz, mas já conversou com padre Rodrigo Gutemberg, atual reitor do Seminário São João Maria Vianney, onde definiram o dia 05 de janeiro como a data de chegada do padre André Luís no seminário.


"Não será nenhuma posse canônica, lá eu devo organizar a nova fase e o plano das aulas de teologia para o semestre. Quanto a ter um projeto para esta nova função, primeiro eu preciso chegar e a partir daí, rezando, discernindo, a gente começa a organizar aquilo que será executado no ano de 2024", adiantou padre André Luís ao responder sobre o que tem em mente para o primeiro ano no Seminário.


Quem é o novo reitor do Seminário Propedêutico da Arquidiocese


Padre André Luís é padre incardinado à Arquidiocese de São Luís do Maranhão, desde o dia 3 de fevereiro de 2013, ano em que foi ordenado presbítero por dom José Belisário OFM. Ao longo desses 10 anos de ministério presbiteral, padre André Luís exerceu algumas funções na Arquidiocese: vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Cohatrac (2013), onde permaneceu por seis anos.


Neste intervalo de tempo, também foi reitor do Seminário São João Maria Vianney, entre os anos de 2016 e 2019, período em que foi morar em Roma, para cursar o mestrado em "Direito canônico", morando no Pontifício Colégio Pio Brasileiro e estudando na Pontifícia Universidade Lateranense.


Ao retornar para o Brasil, em outubro 2022, padre André Luís foi nomeado vigário paroquial da paróquia São José e São Pantaleão, Centro de São Luís.


O presbítero já foi juiz auditor no Tribunal Eclesiástico do Maranhão, do Regional Nordeste 5, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), professor na Escola Diaconal São Francisco de Assis, na disciplina de Direito Canônico. Foi ainda membro do Conselho presbiteral e promotor vocacional da Arquidiocese de São Luís o Maranhão.


Atualmente, padre André Luís é vigário da paróquia São José e São Pantaleão e vice-Chanceler do arcebispado, presidente vigário judicial do Tribunal Eclesiástico do Regional Nordeste 5, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), professor titular da cadeira de Direito Canônico do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), representante membro do Conselho Diretor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), representando a Sociedade Maranhense de Cultural (SOMAC).

Comments


bottom of page