top of page

"O Senhor o acolha em seu Reino" - Dom Gilberto Pastana manifesta seu pesar pela morte de Bento XVI



Após três dias de vigília de oração pela saúde do Papa emérito Bento XVI, desde o pedido feito por essa intenção pelo Sumo Pontífice Francisco, a sala de imprensa do Vaticano comunicou na manhã desse sábado (31), último dia do ano, que Joseph Ratzinger, às 9h34, fez sua Páscoa definitiva.


Em nota de pesar, dom Gilberto Pastana comunicou nessa manhã:


"Manifesto meu pesar pela Páscoa definitiva do santo Papa emérito, Bento XVI, Pontífice que, no dia 03 de agosto de 2005, escolheu-me para ser bispo da Igreja de Cristo.


Que o Senhor o acolha em seu Reino.


São Luís, 31 de dezembro de 2022


Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Arcebispo de São Luís do Maranhão"






Dom Gilberto Pstana e o Papa emérito Bento XVI


No dia 03 de agosto de 2005, o Papa emérito Bento XVI, na época, Vigário de Cristo, nomeou o então padre Gilberto Pastana, na época, pároco da Paróquia Nossa Senhora e Fátima, em Santarém (PA), como bispo da Diocese de Imperatriz (MA) substituindo dom Affonso Felippe Gregory, que havia apresentado renúncia por motivo de idade.


Em 2010, por ocasião da visita Ad Limina dom Gilberto Pastana encontrou pessoalmente com o sucessor de Cristo que o escolhera.

Em sequência a essa missão assumida em Imperatriz (MA), no ano de 2005, e graças a ela, dom Gilberto Pastana assume hoje a função de arcebispo de São Luís do Maranhão, nomeado no ano de 2021 pelo Papa Francisco.


bottom of page