O arcebispo de São Luís do Maranhão visitará sete famílias que possuem Presépio neste Natal

Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, no dia 25 de dezembro, Dia de Natal, visitará sete famílias que possuem o Presépio em suas casas. A escolha se dará por sorteio, que acontecerá no dia 21 de dezembro, pelo Instagram da Arquidiocese.

Desde que chegou em São Luís, em 2021, dom Gilberto visita casas que possuem a tradição de montar o Presépio. A exemplo do Papa Francisco, que gosta de presentear os fieis com a surpresa de sua presença, fazendo ligações ou visitas surpresas, dom Gilberto também gosta de prestigiar os fiéis desta forma. É uma maneira carinhosa do pastor de estar perto de suas ovelhas.

Ano passado, o arcebispo visitou 10 casas durante o dia 25 de dezembro. A escolha, na última edição, foi feita a partir da lista dos membros da equipe de serviço que trabalharam na Solenidade de Corpus Christi 2022 e foi uma grata surpresa para os sorteados.

Neste ano, dom Gilberto decidiu fazer a escolha pelas redes sociais da Arquidiocese, uma forma de tornar mais universal a oportunidade das famílias serem sorteadas.

Regras do Sorteio

Para participar a pessoa precisa:

1- Ter um presépio em casa

2- Seguir o Instagram da Arquidiocese de São Luís do Maranhão

3- Curtir o POST OFICIAL

O anúncio dos contemplados será feito pelas redes sociais e mídias oficiais da Arquidiocese, no dia 21 de dezembro. Após o resultado, a equipe de assessoria de dom Gilberto entrará em contato com os sorteados para acertar os horários das visitas.

(Presépio do Palácio Arquiepiscopal | Foto: Ascom ArquiSlz)

Os 800 anos do Presépio e a Arquidiocese de São Luís do Maranhão

Neste Natal a Igreja Celebra os 800 anos de criação do Presépio. O Papa Francisco, para celebrar a data, lançou o livro "Meu Presépio", onde comenta sobre cada personagem e neste ano, devido a data, haverá indulgências específicas para quem rezar diante do Presépio.

O motivo deve-se ao fato de que o Presépio reúne os elementos que representam a noite do nascimento do Menino Jesus. O Menino de Belém na manjedoura, sob a proteção de seus pais, Maria e José, com a presença de pastores e reis da Terra. O Presépio é o símbolo por excelência de representação do Natal, do Deus conosco que veio com a missão de salvar todos os homens.

No Instagram da Arquidiocese estará disponível uma editoria dedicada a ele, contando a história do Presépio, seus elementos, os personagens, as orações e as Indulgências especiais para este ano. Outra dica interessante que será dada é a da Queimação das Palhinhas, tradição do povo maranhense.

Com isso, espera-se que aqueles que ainda não cultivam o hábito de montar o Presépio em suas casas, possam fazê-lo. E para os que já possuem esta tradição, que revistam-se de espírito de oração e piedade, cultivando ainda mais a dimensão mística da presença do Presépio em casa.