A menos de dois meses para a Solenidade de Corpus Christi, após o lançamento da identidade visual deste ano, as seis Equipes de Serviço que estão à frente de toda a estrutura preparada para a Solenidade, em reunião, traçaram na noite desta terça-feira (18), pontos importantes para a edição 2023. A reunião foi conduzida pelo padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária, e do projeto Corpus Christi 2023.
O encontro entre os seis principais grupos aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no Cohafuma, e entre as pautas estavam: a decisão do trajeto da procissão, a mudança da data no Tríduo Eucarístico e um Adesivaço. Este último, uma novidade que deve acontecer como marco dos 30 dias que antecedem a realização da Solenidade.
Novas Equipes de serviço criadas na edição 2023 de Corpus Christi
Após o encerramento do Corpus Christi 2022, foi disponibilizado aos participantes um formulário de avaliação da organização e estrutura do Corpus Christi. Entre as questões estavam o percurso da procissão, a estrutura do espaço do evento, som, e até avaliação do valor de venda da camisa.
A partir das respostas do questionário, e com o objetivo de melhorar a organização deste ano, foi criada uma nova Equipe de Serviço para a edição 2023 da Solenidade: a Equipe de Coordenação, que conta com 11 funções relacionadas à coordenação geral. Eles estão entre os 61 grupos que organizam a cerimônia deste ano.
Novo percurso na Procissão luminosa
A Procissão luminosa é um dos três momentos centrais da Solenidade de Corpus Christi. Nela, o Santíssimo Sacramento percorre as ruas do centro da cidade, passando pelas principais vias, em um lindo momento onde o povo professa publicamente a fé em Jesus, presente e vivo na Sagrada Eucaristia.
Ano passado, o percurso saiu do Nhozinho Santos, passou pela Praça Deodoro, Rua da Paz, Rua do Egito, Avenida Beira-Mar e seguiu para a Praça Dom Pedro II, com destino a Catedral da Sé para a benção com o Santíssimo Sacramento.
Contudo, as ruas estreitas deste trajeto, tornaram difícil a procissão, que precisou passar com um público de mais de oito mil fiéis, e ainda com carros de som. Assim, neste ano, o trajeto percorrido será outro:
A novidade será amplamente divulgada, a fim de que todos se preparem para percorrer os 3.070 km de procissão.
Um Coral de centenas de vozes
O desafio está lançado! Pensando em envolver os diversos segmentos que existem na Igreja, neste ano, a organização da solenidade fará um desafio aos músicos: quem aceitar, poderá compor um coral que apresentará a música de pós-comunhão na Solenidade, sob a batuta do maestro Mouchrek, do Coral São João, que neste ano completam 46 anos de existência.
As inscrições para participar do coral serão feitas via formulário online, disponibilizado nas redes sociais e site da Arquidiocese. Para participar, basta saber cantar e aceitar o desafio.
Mais detalhes sobre como se dará o ensaio deste Coral e sobre as inscrições, serão divulgados em breve, por ocasião da disponibilização do formulário.
Tríduo Eucarístico
Não foi só o trajeto da procissão que mudou, os dias do Tríduo também. Ano passado, primeiro ano de Corpus Christi nesta configuração na Arquidiocese, o Tríduo aconteceu nos três dias que antecederam a Solenidade. Contudo, a coordenação ponderou que as atividades relacionadas à montagem do encontro impediram muitas equipes de viverem o Tríduo Eucarístico em suas respectivas comunidades.
Assim, neste ano, a proposta de dom Gilberto foi antecipar o Tríduo, de modo que ele acontecerá neste ano nos dias 29, 30 e 31 de maio. O Livro das celebrações contará com o roteiro sugestão para as orações de cada dia.
Um detalhe importante está para o dia 31 de maio, momento em que as paróquias realizam a coroação de Nossa Senhora, por ocasião do encerramento do mês de maio. Neste dia, no Livro de Celebrações da Solenidade, as preces e catequese do dia, evidenciarão o aspecto mariano da data.
Adesivaço - contagem regressiva de 30 dias para Corpus Christi
Aquecendo a contagem de 30 dias antes da Solenidade de Corpus Christi, no dia 7 de maio será realizado um Adesivaço em todas as 59 paróquias da Arquidiocese, com horário escolhido de acordo com a realidade de cada lugar.
Um dia onde os carros, motos, bicicletas e meios de transporte dos fiéis que desejarem serão adesivados, e onde nas celebrações dominicais, será realizado um momento de oração pela realização de Corpus Christi e por todos os envolvidos.
Em breve divulgaremos como as paróquias pensam em viver este dia.
Ao final da reunião desta terça-feira, a equipe definiu o cronograma completo das principais ações de Corpus Christi, até o encontro:
Calendário Corpus Christi 2023
4 de maio: Reunião geral com todas as seis equipes, 61 grupos de trabalho e os 1200 participantes, Igreja Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, Cohafuma.
7 de maio: Adesivaço em todas as Paróquias da Arquidiocese.
25 de maio: Espiritualidade com todas as seis equipes, 61 grupos de trabalho e os 1200 participantes, Igreja Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, Cohafuma.
29, 30 e 31 de maio: Tríduo Eucarístico em todas as Paróquias da Arquidiocese.
7 de junho: Ensaio Geral, Nhozinho Santos, Vila Passos.
8 de junho: Solenidade de Corpus Christi, Nhozinho Santos, Vila Passos.
Acompanhe os meios de comunicação da Arquidiocese de São Luís do Maranhão para ficar atualizado sobre a programação oficial de Corpus Christi.
Comments