top of page

Novidades no Corpus Christi 2023: Equipes de Serviço, Procissão, Coral, Tríduo e "Adesivaço"



A menos de dois meses para a Solenidade de Corpus Christi, após o lançamento da identidade visual deste ano, as seis Equipes de Serviço que estão à frente de toda a estrutura preparada para a Solenidade, em reunião, traçaram na noite desta terça-feira (18), pontos importantes para a edição 2023. A reunião foi conduzida pelo padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária, e do projeto Corpus Christi 2023.


O encontro entre os seis principais grupos aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no Cohafuma, e entre as pautas estavam: a decisão do trajeto da procissão, a mudança da data no Tríduo Eucarístico e um Adesivaço. Este último, uma novidade que deve acontecer como marco dos 30 dias que antecedem a realização da Solenidade.




Novas Equipes de serviço criadas na edição 2023 de Corpus Christi

Após o encerramento do Corpus Christi 2022, foi disponibilizado aos participantes um formulário de avaliação da organização e estrutura do Corpus Christi. Entre as questões estavam o percurso da procissão, a estrutura do espaço do evento, som, e até avaliação do valor de venda da camisa.


A partir das respostas do questionário, e com o objetivo de melhorar a organização deste ano, foi criada uma nova Equipe de Serviço para a edição 2023 da Solenidade: a Equipe de Coordenação, que conta com 11 funções relacionadas à coordenação geral. Eles estão entre os 61 grupos que organizam a cerimônia deste ano.



Novo percurso na Procissão luminosa


A Procissão luminosa é um dos três momentos centrais da Solenidade de Corpus Christi. Nela, o Santíssimo Sacramento percorre as ruas do centro da cidade, passando pelas principais vias, em um lindo momento onde o povo professa publicamente a fé em Jesus, presente e vivo na Sagrada Eucaristia.


Ano passado, o percurso saiu do Nhozinho Santos, passou pela Praça Deodoro, Rua da Paz, Rua do Egito, Avenida Beira-Mar e seguiu para a Praça Dom Pedro II, com destino a Catedral da Sé para a benção com o Santíssimo Sacramento.


Contudo, as ruas estreitas deste trajeto, tornaram difícil a procissão, que precisou passar com um público de mais de oito mil fiéis, e ainda com carros de som. Assim, neste ano, o trajeto percorrido será outro:



A novidade será amplamente divulgada, a fim de que todos se preparem para percorrer os 3.070 km de procissão.


Um Coral de centenas de vozes

O desafio está lançado! Pensando em envolver os diversos segmentos que existem na Igreja, neste ano, a organização da solenidade fará um desafio aos músicos: quem aceitar, poderá compor um coral que apresentará a música de pós-comunhão na Solenidade, sob a batuta do maestro Mouchrek, do Coral São João, que neste ano completam 46 anos de existência.


(Maestro Mouchrek regendo o Coral São João durante Procissão do Senhor morto 2023 | Foto: Ascom Arquislz)

As inscrições para participar do coral serão feitas via formulário online, disponibilizado nas redes sociais e site da Arquidiocese. Para participar, basta saber cantar e aceitar o desafio.


Mais detalhes sobre como se dará o ensaio deste Coral e sobre as inscrições, serão divulgados em breve, por ocasião da disponibilização do formulário.


Tríduo Eucarístico


Não foi só o trajeto da procissão que mudou, os dias do Tríduo também. Ano passado, primeiro ano de Corpus Christi nesta configuração na Arquidiocese, o Tríduo aconteceu nos três dias que antecederam a Solenidade. Contudo, a coordenação ponderou que as atividades relacionadas à montagem do encontro impediram muitas equipes de viverem o Tríduo Eucarístico em suas respectivas comunidades.


Assim, neste ano, a proposta de dom Gilberto foi antecipar o Tríduo, de modo que ele acontecerá neste ano nos dias 29, 30 e 31 de maio. O Livro das celebrações contará com o roteiro sugestão para as orações de cada dia.


Um detalhe importante está para o dia 31 de maio, momento em que as paróquias realizam a coroação de Nossa Senhora, por ocasião do encerramento do mês de maio. Neste dia, no Livro de Celebrações da Solenidade, as preces e catequese do dia, evidenciarão o aspecto mariano da data.


Adesivaço - contagem regressiva de 30 dias para Corpus Christi


Aquecendo a contagem de 30 dias antes da Solenidade de Corpus Christi, no dia 7 de maio será realizado um Adesivaço em todas as 59 paróquias da Arquidiocese, com horário escolhido de acordo com a realidade de cada lugar.


Um dia onde os carros, motos, bicicletas e meios de transporte dos fiéis que desejarem serão adesivados, e onde nas celebrações dominicais, será realizado um momento de oração pela realização de Corpus Christi e por todos os envolvidos.


Em breve divulgaremos como as paróquias pensam em viver este dia.



Ao final da reunião desta terça-feira, a equipe definiu o cronograma completo das principais ações de Corpus Christi, até o encontro:


Calendário Corpus Christi 2023


4 de maio: Reunião geral com todas as seis equipes, 61 grupos de trabalho e os 1200 participantes, Igreja Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, Cohafuma.


7 de maio: Adesivaço em todas as Paróquias da Arquidiocese.


25 de maio: Espiritualidade com todas as seis equipes, 61 grupos de trabalho e os 1200 participantes, Igreja Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, Cohafuma.


29, 30 e 31 de maio: Tríduo Eucarístico em todas as Paróquias da Arquidiocese.


7 de junho: Ensaio Geral, Nhozinho Santos, Vila Passos.


8 de junho: Solenidade de Corpus Christi, Nhozinho Santos, Vila Passos.



Acompanhe os meios de comunicação da Arquidiocese de São Luís do Maranhão para ficar atualizado sobre a programação oficial de Corpus Christi.




bottom of page